Artigos

Os novos tratamentos para compulsão alimentar (TDAH = Compulsão Alimentar?)

O transtorno da compulsão alimentar é um transtorno psiquiátrico caracterizado pela perda de controle, levando a episódios frequentes e compulsivos de alimentação excessiva (compulsões). A compulsão alimentar difere da anorexia nervosa (AN) ou bulimia nervosa (BN) porque não está associada ao uso regular de comportamento compensatório inadequado (por exemplo, purgação, jejum e exercício excessivo).

A compulsão alimentar é um importante fator causal na obesidade e é um fator de risco independente para uma ampla gama de distúrbios metabólicos, físicos e outros transtornos psiquiátricos.

A lisdexanfetamina (Venvanse®) foi aprovada para tratar compulsão alimentar nos EUA e em vários outros países.

Um artigo complementar (“What pharmacological interventions are effective in binge-eating disorder?” Heal e Gosden, 2021), revisou os resultados de ensaios clínicos de compulsão alimentar, incluindo não apenas medicamentos anti-obesidade, mas também medicamentos para transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), depressão, epilepsia e transtornos por uso de substâncias para reavaliar as evidências de eficácia.

Por essa razão, resumimos apenas brevemente as descobertas neste conteúdo.

Compulsão Alimentar e TDAH: as semelhanças

Aqui, veremos semelhanças na psicopatologia de TDAH e compulsão alimentar e a farmacologia de medicamentos que provaram eficácia no tratamento de ambos os distúrbios.

As evidências apoiam a hipótese de que compulsão é um transtorno de controle de impulsos com semelhanças com o TDAH, incluindo capacidade de resposta a medicamentos catecolaminérgicos, por exemplo, lisdexanfetamina (Venvanse) e dasotralina (um inibidor da recaptação de norepinefrina-dopamina).

O medicamento ideal para compulsão combina o tratamento dos fatores psicopatológicos do transtorno com um efeito independente de perda de peso.

Os medicamentos com eficácia comprovada na compulsão têm uma farmacologia comum; eles potencializam a neurotransmissão noradrenérgica e dopaminérgica central.

Noradrenalina e dopamina para compulsão alimentar

Devido à sobreposição entre a farmacoterapia no transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e compulsão, também seria previsto que candidatos a medicamentos de diversas classes farmacológicas, que já falharam no TDAH, também falhassem se testados na compulsão.

O fracasso nos ensaios compulsão de medicamentos com diversos mecanismos farmacológicos indica que muitos caminhos possíveis para a descoberta de medicamentos podem provavelmente ser descartados.

Conclusões sobre os novos tratamentos para compulsão alimentar

A eficácia dos medicamentos para a compulsão alimentar depende da redução das suas principais psicopatologias de impulsividade, compulsividade e perseverança e do aumento do controle cognitivo da alimentação.

A análise revelou que um grande número de mecanismos farmacológicos provavelmente não serão produtivos na busca por novos medicamentos eficazes para compulsão alimentar.

O futuro do tratamento da compulsão alimentar

As áreas mais promissoras para novos tratamentos para compulsão alimentar são os medicamentos que aumentam a neurotransmissão noradrenérgica e dopaminérgica e/ou aqueles que são eficazes no TDAH.

Os remédios que foram estudados para compulsão alimentar estão nas duas tabelas abaixo. Clique nelas para abri-las maiores.

binge eating treatment

Os novos tratamentos para compulsão alimentar (TDAH = Compulsão Alimentar?) 1

Os remédios promissores, que estão sendo estudados agora para compulsão alimentar estão na terceira tabela abaixo. Clique nela para ampliá-la.

Novos tratamentos promissores para compulsão alimentar

Os novos tratamentos para compulsão alimentar (TDAH = Compulsão Alimentar?) 2

Medicaçõs e tratamentos sendo estudados para compulsão alimentar

Clique no nome das medicações para ler os estudos de mais alta qualidade e mais recetes. A maior parte deles, como explica o artigo, tocará no mecanismo noradrenalina-dopamina e serão voltados para o déficit de atenção (TDAH).

 

Fonte:Prospects for new drugs to treat binge-eating disorder: Insights from psychopathology and neuropharmacology” Heal DJ, Smith SL. Prospects for new drugs to treat binge-eating disorder: Insights from psychopathology and neuropharmacology. Journal of Psychopharmacology. 2022;36(6):680-703. doi:10.1177/02698811211032475