Receita cetogênica básica aqui em casa para as infinitas noites de frio gaúcho, o creme de brócolis é um vencedor. Gosto do creme de couve-flor, mas o brócolis é muito mais saboroso ao meu paladar. Experimenta e me diz o que acha. Esta receita cetogênica é do tipo que mais amo: fácil, barata, dá pra congelar, saudável, completa. Vou te dar uns truques, que farão toda diferença na densidade nutricional: é para fazer jus ao “poderoso”!!
Creme de brócolis cetogênico… Poderoso!
Ingredientes
- 01 pé de brócolis
- 01 cebola
- azeite de oliva
- 4 dentes de alho
- orégano, sal e temperos a gosto
- caldo de ossos
- bacon ou frango em cubinhos
(Receita do caldo de ossos aqui)
Modo de preparo
Corta os floretes do brócolis grosseiramente. Usa tudo: talo, folha, o que tiver ali. Joga na panela com o sal, um pouco de oliva e o resto dos temperos.
Agora, vem o pulo do gato que dá o nome “poderoso” à receita: cobre os ingredientes com uma mistura que é 50% água e 50% caldo de ossos. Coloca o suficiente deste líquido na panela apenas para cobrir. Quanto menos líquido, mais cremoso ficará.
Enquanto o brócolis cozinha, frita um pouquinho de bacon ou frango para dar um sabor e reserva. Se estiver pela Cetogênica vegetariana, por favor, troque a carne por parmesão. Aviso que acrescentar ricota, amigo vegetariano, dá uma textura exemplar. Coloque a ricota no final da receita, já esmagadinha.
Quando o brócolis estiver bem molinho, te dou duas opções: bate metade da panela no liquidificador e reúne tudo novamente – ou bate a receita toda mesmo. Prefiro colocar tudo no liquidificador.
Por último, acrescenta o bacon / frango / parmesão e serve com azeite de oliva.
Isso sim é jantar, meu amigo. Coma, coma e seja feliz.