Caldo de Ossos: a grande receita da Dieta Cetogênica

Compartilhe
caldo de ossos keto low carb

Apoie o Revolução Keto

O maior portal de Dieta Cetogênica no Brasil só existe graças às doações dos leitores. Colabore você também.

O caldo de ossos é um grande aliado na Dieta Cetogênica e Carnívora, porque é uma forma excelente de minimizar o efeito da chamada gripe cetogênica ou gripe low carb, que ocorre em ambas as dietas nas fases de adaptação.

Não é preciso tomar muito diariamente. Uma pequena dose de 50ml por dia já é excelente. Prepare em grandes quantidades e coloque em pequenos potinhos ou até em formas de gelo no freezer.

Se você estiver fazendo a Dieta Cetogênica para emagrecimento, há algumas modificações na receita que peço que observe. Acesse o conteúdo sobre Caldo de Ossos e entenda as mudanças.

Por que tomar caldo de ossos? Indicações gerais

  • Se você sentir cãibras, fraqueza muscular, fadiga, confusão mental e outros sintomas que acusam falta de minerais na keto e na carnívora, tome caldo e durma bastante.
  • Se você tiver problemas no trato intestinal, inflamações, dores em articulações, tome caldo e durma bastante.
  • Se você estiver perto da linda idade dos 40 anos e for mulher, troque seu suplemento de colágeno por caldo e durma bastante.
  • Se você for uma criança e tiver graves problemas de alergias, tome caldo de ossos e durma para recuperar microbiota.

Tome caldo de ossos de uma a duas vezes ao dia até o restabelecimento da condição. A minha dica é preparar o caldo apenas com os temperos e congelá-lo em pequenas porções.

Prepará-lo purinho vai permitir que você agregue o caldo às mais diversas receitas: coloque uma porção em um molho, outra na sopa de legumes, no creme de brócolis com ricota e couve, onde puder.

Você também pode fazê-lo na versão sopa, como verá no vídeo mais abaixo.

Receita de Caldo de Ossos

Ingredientes

  • 1 kg de ossos (com tutano). Sim, pode ter a carne junto. Se possível, coloque patas, articulações e vísceras junto.
  • Temperos: sal, cebola, alho, cúrcuma, pimenta preta, manjerona, orégano etc.
  • 3 colheres sopa de vinagre de maçã
  • 2/3 da panela com água (panela sempre cheia, respeitando o limite de segurança)

Modo de Preparo:

  1. Cozinhe por 3h para bovinos ou 2h para frango na panela de pressão. Pare na metade do tempo para completar com água se a sua panela de pressão for pequena (3 ou 4 litros) ou siga direto até o fim se a panela for grande (6 ou 7 litros).
  2. Coe e sirva.

Se o seu osso tinha carne junto, ótimo também. Esta carne se soltou durante o processo de cozimento. Pegue a carne e coma separadamente em outras receitas. Gosto de processar esta carne e adicioná-la aos cremes de vegetais.

Colo abaixo o vídeo do Paleo App, mostrando como fazer. Considero um ótimo vídeo em português mostrando a receita do Caldo de Ossos. Eu não conseguiria fazer algo melhor.

 

 

 

Faça sua pesquisa

Título

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.