CROCUS SATIVUS L. ou açafrão oriental (açafrão verdadeiro) é uma planta estudada e usada há mais de 4 mil anos como potencializador cerebral, capaz de elevar o foco, a energia, concentração e produtividade.

Tornou-se  um dos suplementos mais estudados pela Medicina. São 4 mil anos de pesquisa e aplicação em mais de 90 doenças.

O grande poder do suplemento é a melhoria das capacidades cerebrais, estimulando o desempenho cognitivo, que é a grande questão das próximas décadas. atenção, criatividade, resolução de problemas, raciocínio veloz e eficiente, absorção e retenção do conhecimento, porque recupera a função da memória. Aqueles que possuem a cognição estimulada desta forma, são capazes de tomar decisões e executar tarefas com mais precisão, velocidade e resultado.

Altamente anti-inflamatório, atua sobre a neuroinflamação, modulando a função mitocondrial, a energia de cada célula do teu corpo, que é exatamente o que buscamos com as Terapias Cetogênicas. 

Como o cérebro consome 10 vezes mais glicose e oxigênio do que outros tecidos, não é surpreendente que as disfunções mitocondriais estejam ligadas às disfunções neurológicas e psiquiátricas, que vão da falta de foco, fadiga crônica, depressão, distúrbios do sono, declínio cognitivo e Déficit de Atenção

Sempre trabalhamos com isso. A Dieta Cetogênica é mais uma das mais potentes intervenções sobre a cognição humana, não à toa um dos principais tratamentos para Alzheimer. E menos à toa ainda é a super recente revisão sistemática chamada “Effects of the ketogenic diet on cognition” dizer que as Terapias Cetogênicas são Terapias da cognição. Dizem os pesquisadores:

A Dieta Cetogênica confere melhoria cognitiva em áreas como memória de trabalho, de referência e atenção, com o potencial de reduzir o declínio cognitivo. Mais de 80% dos 27 estudos em humanos relataram efeitos significativos da Terapia Cetogênica, e nenhum relatou um efeito prejudicial.

Por isso, só no Google Scholar, encontramos mais de 160 estudos, sendo mais de 50 revisões, sobre a melhoria cognitiva com esta intervenção, que é apenas uma das incontáveis ferramentas que utilizo quando a meta é estabilidade energética (disfunção mitocondrial) e o consequente hipometabolismo cerebra, tão ligado às doenças  neurodegenerativas ao declínio da cognição. 

O crescimento do declínio cognitivo no mundo

Sempre mencionamos Alzheimer, mas fato é que há incontáveis desordens diretamente ligadas ao declínio cognitivo que estão crescendo mundo afora: fadiga mental, perda de memória, de funcionar na própria rotina, confusão mental, dificuldade de compreensão, resolver problemas – todas estas estão no grupo de desordens chamadas de Declínio Cognitivo Subjetivo. Ainda, há a condição chamada Comprometimento Cognitivo Leve, como lembrar datas, fazer cálculos, planejar e executar alguma tarefa.

Eu trabalho com todas elas, porque trabalho com mitocôndrias, as usinas de energia do corpo, e a melhoria na produção de ATP (energia). É grande a quantidade de vezes que sou contratada para gerar um período de hipercognição cerebral, de hiperfoco com estas terapias, suplementos e a própria Dieta Cetogênica Terapêutica – seja para terminar o mestrado ou passar num concurso público, trabalhar mais para adquirir uma casa, até cuidar de um familiar.

O açafrão vem sendo amplamente estudado para declínio cognitivo e comprometimento cognitivo leve, sendo que apenas para TDAH há mais de 1000 pesquisas de altíssima qualidade, sendo dezenas de revisões sistemáticas. 

O estudo randomizado Crocus sativus L. Versus Methylphenidate in Treatment of Children with Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder reforçou que o açafrão tem o mesmo efeito da Ritalina (Metilfenidato), mas sem os efeitos colaterais. Este estudo gerou uma explosão de vendas do fitoterápico no mundo e de interesse científico.

O estudo durou seis semanas. Não houve diferença significativa entre o efeito do açafrão e da ritalina segundo os pais das crianças e isso aconteceu já na semana 3. O mesmo ocorreu nas subescalas Desatento e Hiperativo/Impulsivo. Nenhuma diferença significativa foi observada pelos pais na semana 6 entre os dois grupos. Os autores concluem: 

“este estudo fornece evidências de resultados satisfatórios com açafrão no tratamento do TDAH. Neste estudo randomizado duplo-cego  C. sativus versus metilfenidato no tratamento de TDAH, C. sativus foi tão eficaz quanto o metilfenidato. Este estudo fornece evidências de resultados satisfatórios com açafrão no tratamento do TDAH.”

O Crocus Sativus contém vários compostos como crocina, picrocrocina e safranal, que contribuem para  benefícios relacionados à depressão, distúrbios menstruais, cognição, concentração, desempenho mental:

Nos últimos dias, eu li algo como 30 revisões e centenas de estudos randomizados, duplo-cego, placebo controlados realizados n0s últimos 3 ou 4 anos. É incrível a atuação desta planta no cérebro e isso certamente explica o número de pesquisas. 

Me chamou muito a atenção da qualidade dos estudos com Crocus Sativus. Não recordo de ver algo assim em nenhuma área da ciência, e fui pesquisadora científica a vida toda. Enfim, é inegável a segurança das informações e o interesse da ciência atual sobre este otimizador das funções cerebrais justamente na era das doenças neurodegenerativas que implicam declínio cognitivo.

E como o açafrão age no organismo para exercer tantos benefícios?

A hipótese principal é a de que o açafrão e pode aumentar a inibição da recaptação da dopamina, da noradrenalina e do GABA e são antagonistas de uma sigla fundamental na fisiopatologia do Déficit de atenção: NDMA, ou ácido N-metil D-aspártico.

[Lembrete: a capacidade da Cetogênica de recuperar o equilíbrio glutamato-GABA é uma das principais causas de seu potente efeito como estabilizador do humor. O NDMA é um receptor do glutamato, o neurotransmissor mais excitatório do cérebro. 

O Crocus Sativus melhora o receptor NMDA nas células do hipocampo, o grande centro das memórias e emoções nelas envolvidas. Isso significa que se trata de um tratamento preventivo e/ou terapêutico para comprometimento da memória, hiperlipidemia, demência aterosclerótica, perda de cognição, energia cerebral/mitocondrial.

Crocus Sativus: melhor nutracêutico para estudar e reter o aprendizado?

Estudos recentes abriram a porta que médicos e pesquisadores aguardavam ansiosamente. O benefício do açafrão na aprendizagem, na memória e na chamada potenciação de longo prazo (LTP).

A potenciação de longo prazo (LTP) é o aumento da comunicação entre os neurônios em termos bem gerais, que, neste caso de potenciação, duram por horas, dias ou semanas. Há mais de 30 anos, o LTP é tido pela neurocognição como a base da memória de longo prazo.

O LTP do hipocampo está envolvido na aprendizagem e na memória. O bloqueio dos receptores NMDA inibem a indução da LTP no hipocampo e também prejudicam a cognição espacial. Várias formas de plasticidade sináptica duradoura foram observadas no sistema nervoso central; potenciação de longo prazo (LTP); é um aumento duradouro na força sináptica excitatória.

Juntamente com outras formas de plasticidade sináptica, é geralmente considerado o modelo neural mais próximo do mecanismo celular envolvido na aprendizagem e no armazenamento da memória.

 

ritalina fadiga foco venvanse

Crocus sativus para emagrecimento, compulsão alimentar e perda da fome

Estamos sempre à frente, não é mesmo? Já venho usando o Crocus Sativus em algumas mulheres e o resultado é de fato significativo: energia, alegria, foco, produtividade e o desaparecimento da fome. Como meu principal trabalho é cognição, energia e compulsão alimentar, já tinha lido centenas de revisões sobre o poder do açafrão verdadeiro em suprimir a fome e gerar perda de peso.   

Em quais doenças o Crocus Sativus teve os resultados mais significativos?

Uma recente revisão pontuou e explicou como o Crocus atua sobre incontáveis desordens:

O açafrão também contém o composto “crocina”, que os cientistas acreditam ser o principal composto responsável por seu poder significativo sobre a aprendizagem, retenção de memória e capacidade de recordação. atuando como um ótimo antidepressivo, antioxidante, digestivo e anticonvulsivante.

acafrao ritalina tdah foco performance cognitiva

Um ensaio clínico descobriu que açafrão e ritalina eram comparativamente eficazes no tratamento dos sintomas de TDAH e que o açafrão é mais eficaz para os sintomas de hiperatividade.

Em 2019, um estudo piloto marcante chamou a atenção da comunidade de TDAH para o açafrão versus metilfenidato (Ritalina). Os pesquisadores descobriram que 20-30 mg de açafrão por dia durante um período de 6 semanas era comparável ao tratamento com metilfenidato para sintomas de desatenção e hiperatividade.

Desde então, não param de crescer pesquisas sobre açafrão como tratamento para o TDAH.

Melhores suplementos de açafrão para foco, energia e compulsão

Para quem usa sites internacionais para trazer suplementos para o Brasil, aqui vão três sugestões da maior qualidade e pureza. 

1. O melhor suplemento de açafrão: Pure Micronutrients

2. Açafrão da You Theory 

3. Vimerson health

Açafrão no Brasil: tratando diabetes, alzheimer, depressão, memória,

 

 

Quais as doses certas de açafrão (Crocus Sativus) para TDAH e as tantas condições que trata? 

Estudos clínicos avaliaram doses variando de 20 a 400mg/dia de açafrão. Foi visto sim que a resposta ao tratamento é dependente da dose. Dosagens de até 1,5 g/dia de açafrão se mostraram seguras; e a toxicidade só apareceu acima da dosagem de 5g.

A primeira coisa a ser dita é que você deverá ler o rótulo do produto para ter certeza de que é extrato de Crocus Sativus L. 100% puro. E que os estudos duraram uma média de 6 a 8 semanas.

 

Cuidados e interações medicamentosas

 

Como todos os conteúdos que produzo, este artigo é uma reunião de pesquisas de alta qualidade que podem transformar a vida dos apoiadores do meu trabalho. É um conteúdo informativo e não substitui seu profissional de saúde.

Ritalina ou açafrão? Um dilema comprovado por dezenas de revisões: Crocus Sativus tem efeito idêntico à ritalina e ainda beneficia inúmeros transtornos neuropsiquiátricos, cognitivos, energéticos e metabólicos 1

 

Se tu enxerga valor no meu trabalho, vem fazer parte da nossa família no telegram. O lar onde tuas ideias, emoções, medos e inseguranças são necessários, porque nos lembram do ser humano tão raro e valioso que tem coragem para ser inteiro. Venha conversar comigo no instagram antes de entrar para eu poder te orientar desde o primeiro minuto.

   Seja membro dessa família em que tu importa:catarse.me/revolucaoketo  

No grupo, temos cursos, ebooks, podcasts, aulas, dicas dos meus professores – os maiores do mundo. Temos também os mais recentes best-sellers agora traduzidos, todas as dúvidas respondidas e, logo mais, lives exclusivas dentro do próprio Telegram, para que eu possa ouvir estes seres extraordinários que mantêm site, drive e cada mídia funcionando. Mãos dadas em gratidão a vocês, que valorizam o esforço descomunal de uma equipe composta por uma pessoa só.

 

Referências principais sobre açafrão, TDAH e cognição (grande parte nos links ao longo do texto):

Plant-derived nootropics and human cognition: A systematic review. Critical Reviews in Food Science and Nutrition63(22), 5521–5545. https://doi.org/10.1080/10408398.2021

Effects of the ketogenic diet on cognition: a systematic review. Nutritional Neuroscience, 2023. https://doi.org/10.1080/1028415X.2022.2143609

Why is cognitive ability associated with psychological distress and wellbeing? Exploring psychological, biological, and social mechanisms. 2022 https://doi.org/10.1016/j.paid.2022.111592

A systematic review of randomized controlled trials examining the effectiveness of saffron (Crocus sativus L.) on psychological and behavioral outcomes. J Integr Med. 2015 Jul;13(4):231-40. doi: 10.1016/S2095-4964(15)60176-5.

The neuropsychotropic effects of Crocus sativus L. (saffron): an overview of systematic reviews and meta-analyses investigating its clinical efficacy in psychiatric and neurological disorders. 2022. doi: 10.22038/AJP.2021.19300.

Crocus Sativus L. (saffron) versus sertraline on symptoms of depression among older people with major depressive disorders – a double-blind, randomized intervention study.

Effects Of Saffron Supplementation On Inflammation And Metabolic Responses In Type 2 Diabetic Patients: A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Trial. Diabetes Metab Syndr Obes. 2019 Oct 14;12:2107-2115. doi: 10.2147/DMSO.S216666.

Effects of saffron (Crocus sativus L.) on cognitive function. A systematic review of RCTs. Neurol Sci. 2020 Oct;41(10):2747-2754. doi: 10.1007/s10072-020-04427-0.

Saffron: A Natural Potent Antioxidant as a Promising Anti-Obesity Drug. Antioxidants (Basel). 2013 Oct 29;2(4):293-308. doi: 10.3390/antiox2040293.

Saffron for the Management of Premenstrual Dysphoric Disorder: A Randomized Controlled Trial. Adv Biomed Res. 2020 Oct 30;9:60. doi: 10.4103/abr.abr_49_20.

Effects of Saffron Extract Supplementation on Mood, Well-Being, and Response to a Psychosocial Stressor in Healthy Adults: A Randomized, Double-Blind, Parallel Group, Clinical Trial. Front Nutr. 2021 Feb 1;7:606124. doi: 10.3389/fnut.2020.

The effect of Crocus sativus (saffron) on the severity of premenstrual syndrome. European Journal of Integrative Medicine. https://doi.org/10.1016/j.eujim.2015.06.003

Faça sua pesquisa

Título

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.