Artigos

Militares na Dieta Cetogênica: novo estudo aponta resultados “surpreendentes”

dieta cetogenica militares emagrecimento

Um novo estudo conduzido por Jeff Volek comparou a Dieta Cetogênica e a dieta padrão na perda de peso e na melhoria física. Os resultados foram significativamente diferentes e mostram como a Keto pode contribuir para questões graves, como gordura visceral e resistência à insulina.

O pequeno estudo, que não foi randomizado, comparou 15 militares na Dieta Cetogênica e 14 militares na dieta padrão. Os grupos seguiram nas dietas por 12 semanas, enquanto passavam por um treinamento físico.

Em nenhum dos grupos havia restrição calórica. Os participantes foram orientados a comerem até se sentirem satisfeitos.

O grupo na Keto (média de 1,2 mmol/l de beta-hidroxibutirato durante o período) perdeu uma média de 7,5kg, 5% da gordura corporal, 44% da gordura visceral, e a sensibilidade à insulina melhorou 48%.

Não houve mudança no grupo que seguiu a dieta padrão.

Ambos os grupos mantiveram a mesma força, agilidade e resistência nos treinamentos.

Os pesquisadores comentam: “o mais surpreendente foi a consistente perda de peso, de gordura visceral e a melhoria na sensibilidade à insulina em basicamente todos os que passaram pela Dieta Cetogênica, mesmo sem restrição calórica. A performance física se manteve. Estes resultados são altamente relevantes considerando o problema da obesidade que afeta os militares”.

Os participantes do grupo cetogênico foram selecionados e, portanto, pode haver alguma tendência nos resultados. Contudo, Jeff Volek afirma que esta seleção garantiu a permanência dos participantes na dieta, que exige alto comprometimento pessoal.

Nota pessoal

7,5kg em três meses é um número que surpreendeu os pesquisadores. Ainda, é importante reforçar que eram militares, altamente ativos.

Digo isso porque as pessoas que me buscam para consultas podem vir com a ideia que muitos sites na internet oferecem: perca 10kg em um mês.

Possível é, desejável são outros 500. A perda muito rápida de peso vem não apenas com intensa redução calórica, mas pode gerar deficiências nutricionais e o clássico efeito sanfona, algo que é totalmente evitável.

Do que tenho observado na prática, uma perda de 3kg ou 5kg ao mês atinge um bom equilíbrio e uma boa saciedade. E o que mais me interessa nas pessoas que atendo, não desperta uma energia descontrolada – aquela que leva à insônia, ansiedade, batimentos cardíacos acelerados, intestino preso e deficiências minerais (além do agravamento de vícios e hábitos não ligados à alimentação).

Na Keto, ainda é importante compreender os diferentes resultados e efeitos colaterais dos variados números de beta-hidroxibutirato no aparelho medidor, o Freestyle, da Abbott. Nem todos podem ter altos corpos cetônicos. Nem todos precisam disso. Felizmente, é possível prever o número de corpos cetônicos ideal para cada indivíduo, bem como atingi-lo de forma regular.

Por fim, se a tua dieta está desequilibrando algum dos eixos da tua vida em nome da perda de peso, respire e repense como atingir o ponto ideal novamente. Existem diversas especificidades e alterações na Cetogênica que podem ser feitas para reequilibrar a dieta, o corpo e a mente. Ainda, há organismos que não se adaptam à cetose.

Lembre-se: todo desequilíbrio leva a doenças, cedo ou tarde. Todo.

Saúde é equilíbrio e isso deve levar em conta teu cotidiano, teu histórico, tua constituição físico-mental, teus padrões, vícios e metas.

Lembre-se sempre: saúde é integral (mente, corpo e ser) e deve ser para a vida toda.