Artigos

Kefir na Dieta Cetogênica: tudo que você precisa saber

pote kefir cetogênica

Admite. Você ama Kefir. Você quer Kefir todos os dias. Mas, entrou na Dieta Cetogênica. E agora?

Primeira coisa a ser dita é que você tem razão. Os benefícios do Kefir são incontáveis e seguem sendo descobertos através de múltiplos estudos.

Não é porque você entrou na Keto que você vai parar de tomar Kefir.

Este conteúdo sobre o Kefir na Keto foi sugerido pelo grande Patrick, da @FamíliaCetogênica. Quero deixar um beijo cheio de carinho para as meninas do grupo. Sigam firme e fortes na Revolução Keto, meninas!

Primeiro, vamos falar brevemente sobre o Kefir de água e de leite na Keto. Depois, vamos ver uma dica preciosa para que você tome seu Kefir feliz na Cetogênica, a segunda fermentação. Mas, fique até o final, porque darei a grande dica do Kefir na Keto, o Kefir de leite de coco.

Kefir de água e Kefir de leite: posso tomar na Dieta Cetogênica?

Varia pelo tempo que você deixar fermentando e varia pelo tamanho da sua porção. A verdade é que Kefir de água leva açúcar (seja mascavo ou melado) e, por mais que nossos amados microorganismos comam muito deste açúcar, ainda fica alguma coisa.

O mesmo pode ser dito sobre o Kefir de leite. Sabemos que precisamos nos despedir do leite na Keto e sabemos que nossos queridos amiguinhos comem boa parte da lactose também. Mas, o quanto eles comem da lactose variará de acordo com seu modo de preparo.

Então, serei breve:

Deixe fermentando o máximo de tempo possível e tome porções sensatas.

Como sempre digo, todo alimento suspeito deve ser medido para avaliar a resposta individual. Clique aqui para aprender a fazer o teste: como saber se um alimento impacta na cetose?

Qual é o tempo máximo de fermentação para reduzir o açúcar do Kefir, Juliana?

O tempo de fermentação varia de acordo com o clima da sua região, mas a média é de 48h. O que importa é aguardar o ciclo fermentativo do Kefir terminar. Ou seja, quando o leite coagular por inteiro e o soro começar a aparecer na fermentação, é hora de tirar os grãos. Veja na foto para facilitar.

 

kefir low carb dieta cetogênica

Segunda fermentação do Kefir Cetogênico

Quer ficar tranquila tomando Kefir na Keto? Faça o processo de segunda fermentação. Além de reduzir o açúcar ainda mais, você terá uma nova gama de benefícios.

  • Menos açúcar
  • Menos acidez
  • Mais cremosidade
  • Chance de adicionar sabores ao Kefir
  • Mais efervescência gasosa (sensação de água com gás na boca)
  • Aumento nas vitaminas B1 e B12 e biotina
  • Aumento do cálcio e do magnésio
  • Aumento das bactérias probióticas

Vamos ver como fazer essa segunda fermentação? Também é bem simples.

Segunda Fermentação do Kefir

Passo 1: Cultivo do Kefir

Cultive seu Kefir durante o tempo desejado normalmente, como você sempre faz. Será algo entre 12h e 48h. Remova todos os grãos.

Passo 2: Coloque em um pote com tampa

pote kefirEscolha um pote ou garrafa com tampa. O ideal são aqueles que vedam bem mesmo (foto). Mas, pode ser qualquer pote bem fechado.

Passo 3: Hora de acrescentar sabor (se quiser)

Aqui, abre-se a possibilidade de fazer diferentes sabores. Escolha temperos, ervas, chás, pauzinhos de canela, cravo, fatias de limão, alho, orégano, manjericão, o que quiser. Menta e hortelã no verão…! Hum!

Passo 4: Tampe o pote

Feche bem o pote e deixe ele paradinho por 24h ou 48h extras. O tempo, novamente, dependerá do calor ou frio da sua região. No alto do verão, até mesmo 8h ou 12h serão suficientes. No alto do inverno gaúcho (aqui onde moro, por exemplo), 72h podem ser necessárias.

Passo 5: saboreie seu Kefir tranquila.

Se você fez grandes quantidades, pode deixar o Kefir na geladeira por até mais uma semana. Se preferir, pode tirar os “temperos” para não ficar com sabor excessivo neste caso.

Como prometido, quero deixar a grande dica do Kefir na Dieta Cetogênica. É a forma de comer mais Kefir e ainda comer o Kefir mais gostoso da sua vida.

Kefir Keto – O Kefir de Leite de Coco

kefir leite coco

A receita é muito simples e os resultados vão te marcar para sempre.

O Kefir de Leite de Coco é superior em sabor e textura. Esqueça o gosto azedo ou aquele sabor típico do Kefir que sentimos na boca. A textura é macia e suave, um pouco mais líquida do que um iogurte.

Ingredientes do Kefir de Leite de Coco

  • 1 garrafa de leite de coco (500ml). Pode ser das menores também. (sugiro das marcas Ducoco e Sococo, pois não têm açúcar e são muito mais espessos)
  • grãos de Kefir

Modo de Preparo:

É o mesmo do Kefir de Leite.

  1. Agite a garrafinha de leite de coco. Coloque em um pote.
  2. Largue os grãos dentro do leite de coco.
  3. Cubra com uma toalha.
  4. Deixe em temperatura ambiente por 12h ou 24h (mais, se estiver muito frio por aí). A melhor temperatura para o Kefir é entre 22°C e 30°C.
  5. Quando o leite tiver engrossado e tiver um sabor azedinho, está pronto! Remova os grãos e saboreie. Acrescente adoçantes Keto (eritritol, xilitol, estévia e sucralose), um pouco de canela, frutas vermelhas, como preferir.

Ah! Sim, você pode fazer o processo de segunda fermentação aqui também ?

Dicas do Kefir de Leite de Coco:

1 – A mais importante. Se você não for preparar mais Kefir de leite de coco, se você for guardar seus grãos, não os guarde no leite de coco, ok? Guarde-os no leite de vaca.

Quando for fazer mais Kefir de leite de coco, lave seus grãos e recomece o processo (coloque no leite de coco, tampe com um paninho etc). Se for preparar mais Kefir de Leite de Coco na hora, pegue três colheres de sopa da cultura e recomece o processo do passo 1.

2 – Guarde seu Kefir de Leite de Coco na geladeira por até três dias (pode variar segundo sua geladeira e a temperatura da sua região).

3 – Se seu Kefir de leite de coco não ficar mais durinho, não se preocupe. Pode levar três ou quatro tentativas até que os bichinhos se adaptem ao leite de coco. Faça mais vezes, deixe um tempinho a mais. Eles aprenderão a amar o leite de coco com o tempo.

4 – Você sabe que não deve usar nada de metal ao preparar o Kefir, certo? Use colheres de vidro, madeira ou plástico. Guarde em potes de vidro ou plástico.

5 – Se o Kefir não endureceu em 48h, jogue o leite de coco fora, lave os grãos e tente novamente.

6 – Seu Kefir terá cheiro de fermentado e uma leve sensação de água com gás na boca (efervescência). Mas, ele não pode cheirar mal, como se estivesse estragado.

Quantos carboidratos há no Kefir, afinal?

Na obra The Go-Diet, Dr. Goldberg afirma ter levado tanto kefir de leite quanto iogurte natural para seu laboratório. O intuito era medir o quanto do açúcar os amados bichinhos da fermentação ingeriam e quanto restava no produto final. A resposta de Goldberg foi precisa:

1 xícara de iogurte natural ou de kefir de leite teria de 2g a 4g de carbs. 

Teor de lactose em leites fermentados por grãos de Kefir

Temos um brasileiro que nos salva nesta história. É o Flávio Marques Terra, que também levou o kefir, o leite e o iogurte para o laboratório e, mesmo que ninguém mencione ele na internet, eu mencionarei.

Temos acesso ao estudo completo e aqui estão os resultados.

Qual foi o objetivo do Flávio? Ajudar pessoas com intolerância à lactose.

Para isso, ele fez diversos testes na Universidade de Brasília. Ele queria ver se era possível que o kefir comesse a lactose a tal ponto, que pessoas com intolerância poderiam consumir kefir.

Importante: no caso específico do leite sem lactose vendido nos supermercados, não é que haja menos açúcar no produto. O que a indústria faz é quebrar a lactose nos seus dois açúcares componentes, a glicose e a galactose. Ou seja, se um copo de leite sem lactose tem 9g de carboidratos, é porque ele tem 4,5g de glicose e 4,5g de galactose.

Se você caiu aqui no site buscando mais sobre informação sobre Kefir e intolerância à lactose, eu te sugiro que leia o estudo inteiro. Há muitos dados importantes para você ali.

Mas, no caso do Kefir na Dieta Cetogênica, o que mais nos importa é quanta lactose os bichinhos comem afinal. Quanto menos carbs, melhor para nós.

Vejamos os resultados do estudo sobre a queda do açúcar ao longo da fermentação.

KEFIR DIETA LOW CARB CETOGENICA

Vejamos o gráfico da queda de açúcar segundo o estudo. 

carboidratos kefir cetogênica low carb

Ok, o estudo não nos dá exatamente o número de açúcares no kefir final. Mas, podemos fazer um cálculo básico e termos valores bem próximos.

Vamos ao cálculo?

  1. O copo de leite integral tem 10g de açúcar.
  2. O Kefir fermentado por 72h reduz a quantidade total de açúcares do leite integral de 4% para 1%;
  3. Isso significa que tivemos uma redução de 75% do açúcar no produto final em 72h de fermentação.
  4. Lembrando que um copo de leite integral tem 10g de açúcar, 75% disso nos daria um copo de Kefir com 2,5g de carboidratos.

Este valor fecha com o que Dr. Jack Goldberg encontrou.

Última questão sobre o Kefir de leite: já há marcas vendendo o Kefir industrializado, pronto para beber. No Kefir industrializado, o tempo de fermentação é menor para evitar a produção de gás carbônico e o consequente estufamento da embalagem.

Conferi toda a lista de marcas nos Estados Unidos. Os valores variam entre 4g a 15g de carboidratos em uma xícara. Mas, novamente, são produtos industrializados com tempo menor de fermentação.

Sobre o Kefir de água, pouco encontrei.

O mais próximo de confiável que encontrei foi um rapaz norte-americano que está abrindo uma empresa de kefir industrializado.

Segundo os testes dele, os bichinhos podem comer de 30% a 50% do açúcar no Kefir de água. Leia o depoimento dele no Reddit. Lembre-se que se trata de um fórum. Vai com calma na confiança da informação. Se encontrarem algo de novo, me avisem, que atualizo.

Sobre o Kefir de leite de coco, duas questões:

1 – Sim, é possível fazer kefir com leite de coco feito em casa. O Dr. Axe dá algumas diretrizes sobre isso aqui. Lembre-se que os grãos, neste caso, são os mesmos usados no Kefir de leite. Caso você queira usar os grãos para Kefir de água, terá que fazer Kefir de água de coco.

2 – Quantos carbs ficam no kefir de leite de coco? Bem, a única fonte que encontrei foi a Martina, do ótimo site ketodietapp, em que confio bastante. Não sei como Martina chegou a este número, mas aqui está ele: 1 xícara de kefir de leite de coco = 3,8g de carbs líquidos ou totais (não há fibras).