Em termos gerais, um alimento impactará na cetose se ele disparar sua glicose, elevando sua insulina. Em casa, o que podemos fazer é medir a glicose. Felizmente, o aparelho que mede cetose é o mesmo que mede a glicose. Você só precisará ter ambas as fitas medidoras com você (fitas para corpos cetônicos e fitas para glicose).
- Clique aqui para conhecer o aparelho medidor, o Freestyle Optium Neo
- Não deixe de ler: Qual o melhor horário para medir os corpos cetônicos
- Leia toda a seção Tudo Sobre Cetogênica: respostas rápidas para as grandes questões
Para avaliar cada alimento separadamente, você seguirá o seguinte protocolo:
Como saber se um alimento impacta na cetose?
- Meça a glicose antes de comer o alimento que deseja saber se interfere na sua cetose. Seus valores ideais ficarão entre 4 e 5.5 mmol/l (ou 72 e 99 mg/dl).
- Coma o alimento na porção que geralmente come. É possível que o alimento não impacte a cetose, mas o tamanho da porção sim. Portanto, se o teste acusar grande elevação de glicose, tente novamente em porções menores.
- Aguarde de 45min a 1h. Meça a glicose novamente.
A variação entre pré e pós refeição não pode passar de 1,7 mmol/l (ou 30.6 mg/dl). Ou seja, se estava 4 mmol/l antes de comer (72 mg/dl), não pode subir para mais do que 5,7 (ou 102 mg/dl). Se passar, este alimento ou esta porção de alimento foi demais para você.
Sugestão: faça isso com café preto e adoçantes para saber sua resposta individual a eles. O “pode não pode” é altamente individual em alguns alimentos.
Observação: é fundamental você entender que a cetose será imediatamente impactada por tudo que você comer. Portanto, nunca meça a cetose imediatamente após a refeição. Aguarde um mínimo de 3h para medir a cetose.
Lembrete: a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) trabalha com o seguinte protocolo para avaliar resistência insulínica e alimentação: glicemia de jejum é considerada normal até 100 mg/dl. Para avaliar suas respostas individuais, coma seu alimento e aguarde 2h para medir a glicose. O número não pode passar de 140 md/dl.
Faça o download das Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes aqui