Pioneering Brain Energy, by Juliana Szabluk

Artigos

Fitas para medir corpos cetônicos na urina funcionam?

Sim, medidores de corpos cetônicos através da urina funcionam. Mas, é importante dizer que as pesquisas científicas com Dieta Cetogênica são majoritariamente feitas com base no corpo cetônico chamado BHB (beta-hidroxibutirato), que é medido pelo sangue. Então, para determinados tratamentos, saber os números do BHB pode ser relevante para comparar com os estudos.

[O mesmo se aplica aos medidores de corpos cetônicos através do hálito, do sopro, que avaliam o corpo cetônico chamado acetona.] 

Contudo, as fitas de urina são suficientes sim para avaliar se há cetose e até, dependendo da marca, o grau de cetose da pessoa. Não à toa, medição através da urina é o método utilizado pelo grande nome da cetogênica para epilepsia, Eric Kossoff, que lidera a ala de cetogênica para pediatria no Johns Hopkins.

O corpo cetônico expelido pela urina se chama acetoacetato. É ele que você estará medindo com as fitas de urina.

É controversa a relação entre acetoacetato e BHB. Ou seja, não é possível traçar um gráfico dizendo que seu resultado na urina é equivalente a determinado resultado de BHB. Contudo, fica clara a eficácia das fitas de urina em apontar se você está em cetose ou não. E, se está em cetose, algum grau de BHB há.

Disclaimer: este conteúdo é informativo para o público em geral com base em pesquisas científicas e não substitui avaliação com seu profissional de saúde.

Como medir corpos cetônicos pela urina?

  1. Pegue a fita corretamente (há um quadradinho que indica onde encostar o xixi).
  2. Faça o xixi no copinho de coleta e encoste a fita na urina contida no copo ou encoste a fita direto no jato do xixi (não encoste a fita nos primeiros pingos do xixi, deixe o xixi inicial sair primeiro).
  3. Aguarde 15seg.
  4. Compare a cor da fita com os resultados na caixa. Tipicamente, quanto mais escuro, melhor.

Abaixo, coloco fotos de duas marcas diferentes para que veja como a interpretação é muito similar: negativo, traços, baixo, moderado, alto, muito alto.

medir corpos cetônicos urina

Qual a melhor fita de medição de corpos cetônicos na urina?

Comparei incontáveis avaliações nacionais e internacionais. A marca mais disponível no Mercado Livre (e em outras lojas) é URS-1K, com avaliações muito ruins. Fuja delas.

A marca que uso com clientes e indico no meu grupo de apoiadores no Telegram é a Kiss My Keto (as fitas da Bayer também são confiáveis), que é vendida no iHerb. No caso da Kiss my Keto, há 200 fitas na caixinha por R$ algo como 50 reais + frete. Mantenha em mente o truque do iHerb: parece que pedidos até 230 reais ficam isentos de impostos. Compre mais de uma caixinha ou outro suplemento junto portanto.

Veja as fitas de medição de corpos cetônicos pela urina no site da iherb

Por último, há a opção Confirme Teste de Glicose + Corpos Cetônicos. Acesse o site da empresa nacional, conhecida pelos testes de gravidez. Não cheguei a testar este método.

Qual o melhor horário para medir corpos cetônicos na urina?

Um estudo avaliou esta questão, chegando a resultados próximos aos do BHB. Os melhores horários seriam pela manhã, em jejum (primeiro xixi do dia, descartando os primeiros pingos da urina) ou à noite, 2h ou 3h após ter comido.

Quanto tempo para o corpo parar de excretar corpos cetônicos na urina?

A grande polêmica. O senso comum da internet é que, alguns meses após o organismo ter se adaptado à cetose, ele pararia de excretar acetoacetato pela urina.

Porém, estou há alguns meses investigando relatos de pessoas em cetose há mais de dois anos que seguem tendo bons resultados com as fitas de urina após todo este tempo.

O que pode ocorrer é uma mudança na cor do resultado na fita de urina, que acusaria uma cetose mais baixa. Isso seria devido à adaptação, não porque sua dieta está ruim ou a fita é ruim. Esta redução de corpos cetônicos com o tempo pode ocorrer com o próprio BHB (sangue), não é algo exclusivo do acetoacetato (urina).

Outra questão salientada pelos usuários destas fitas de urina é que é possível comer um número bastante elevado de carboidratos e mesmo assim ter cetose apontada na urina, algo muito difícil de ocorrer com a medição através do sangue.

Isso pode ter impacto no seu processo de emagrecimento com a Dieta Cetogênica. Você estaria comendo mais carboidratos do que o possível para o emagrecimento, mas confiando apenas nas fitas. Não faça isso.

Nestes casos, eu sugiro uma integração entre os valores das fitas, observação sobre a alimentação da pessoa e, acima de tudo, sobre os efeitos da cetose no organismo (redução de sintomas das patologias tratadas, falta de fome, aceleração, estabilidade, energia matinal etc).

É importante mencionar que, nos testes de corpos cetônicos através da urina, a sua hidratação influencia. Se você segue a boa lei dos 4 litros de água diários, seus resultados podem parecer mais baixos do que quando a urina estiver concentrada, com menos água.

Por último, medicações como captopril e NAC (compostos contendo grupo sulfidrila), tão utilizadas nas mesmas desordens tratadas pela cetogênica, podem alterar resultados, acusando falso negativo nestes testes de urina. O mesmo deve ocorrer com diversas outras medicações. Novamente, remédios impactam o BHB também, sendo fundamental acompanhar casos individuais.

Interessado no tema? Leia o teste individual comparativo entre as três formas de medir corpos cetônicos (urina, sangue e hálito), no site Diet Doctor.

Este conteúdo foi pedido pelos membros do Revolução Keto em nosso grupo exclusivo no Telegram. Seja membro do projeto e solucione suas dúvidas com o grupo.

Clique aqui para conhecer também o aparelho medidor de corpos cetônicos no sangue (BHB)