Quentão de hibiscos: a receita cetogênica do inverno

Quentão de hibiscos: a receita cetogênica do inverno

Quentão de hibiscos: a receita cetogênica do inverno 1

Uma bebida deliciosa, de grande ação antioxidante, que ajuda a melhorar colesterol, pressão sanguínea, emagrecimento, constipação e infecções urinárias. Falamos de uma planta ancestral, é claro: o hibisco.

Existem infinitas maneiras de consumir o hibisco e cada cultura terá um chá tradicional: lo-shen, água de jamaica, zobo, karkade. Escolha seu país e busque sua forma de consumir seu hibisco. Ele poderá ser tomado gelado ou quente, agregado ao seu kombucha, ao seu kefir de água, aos seus bolinhos cetogênicos e receitas quaisquer, incluindo salgadas.

Caí para trás quando comecei a pesquisá-lo, porque a receita de hoje me parou não por todos estes benefícios, mas pelo simples fato de que é a coisa mais deliciosa que já tomei. Admito que, em dias muito frios, acrescentar um dedinho de vodca deixa tudo ainda mais divertido e quente.

quentão cetogênico low carb chá de hibisco carboidrato cetogênica receita low carb

Quentão cetogênico de Hibisco

Ingredientes da receita cetogênica

  • 2 litros de água
  • 10 colheres de sopa de hibisco seco (o sabor de usar a flor seca é muito diferente dos chás de saquinho. Você compra hibisco seco em lojas de produtos naturais ou no supermercado)
  • Adoçante cetogênico a gosto

Temperos do quentão low carb de hibisco

  • 2 paus de canela
  • 3 colheres de sopa de gengibre fatiado
  • 1/2 colher de chá de pimenta preta
  • 1 colher de chá de cravo
  • 1 colher de chá de cardamomo (corte as cascas com uma tesourinha e fique apenas com as sementes internas)
  • 1/4 de colher de chá de pedacinhos de noz moscada

Fique à vontade para deixar de fora temperos mais caros ou aqueles que você não tem em casa. Mas, mantenha em mente que temperos são os alimentos com potencial nutritivo mais preservado. Se você busca uma alimentação ancestral, sua cozinha passará pela sabedoria sobre os temperos, além de ficar muito mais gostosa e variada.

Modo de preparo do quentão cetogênico de hibisco

Coloque todos os temperos na panela com dois litros de água. Ferva esta água por 5min a 10min. Desligue o fogo. Jogue os hibiscos. Aguarde alguns minutos.

Você pode agregar cascas de frutas, como laranja, limão, maçã, o que você tiver aí. Cuidado para não amargar.

ADOÇANTES: o hibisco pode ser um tanto quanto amargo e, por isso, é comumente tomado com adoçantes. Se for utilizar adoçante líquido como sucralose, coloque-o diretamente na xícara, antes de tomar quentão. Se optar por monk fruit ou estévia color andina, pode acrescentar na panela mesmo.

TEMPEROS: é bem possível reaproveitar os temperos desta receita, dependendo de quanto tempo eles ficaram na panela parados. Aqui, uma receita desta dura dois dias, até porque a água reduzirá, fechando um total de 1,5 litros de quentão mais ou menos. Quando o líquido termina, eu apenas acrescento mais gengibre e água e fervo novamente. Depois, desligo o fogo e coloco mais duas ou três colheres de hibisco.

Depois disso, jogo tudo no lixo, limpo a panela e começo tudo do zero.

Carboidratos no chá

Falando em macros, naveguei pelas pesquisas do USDA com muito afinco, porque a internet nos alerta que 100g de hibisco conteriam 7g de carboidratos totais. Com 100g de hibisco, você prepara muitas destas receitas (baixíssimo carboidrato).

Mas, o USDA contradiz a internet e, pesquisa após pesquisa, avisa que chás de hibisco contêm 0g de carboidratos, o que era mais óbvio, por ser uma infusão, um tema que abordo mais seriamente no vídeo sobre chimarrão na dieta cetogênica, que deixo logo abaixo. Enfim. Zero calorias, zero carboidratos, muito sabor, muito calor. Muitos benefícios.