Um dos mais deliciosos quebra-galho que existem na Dieta Cetogênica, o creme de couve-flor ganha uma versão mais saudável aqui. As receitas low carb deste creme que vejo por aí possuem muitos ingredientes desnecessários: quis te levar ao máximo de liberdade para saborear enquanto te constrói. Vamos à versão que faço aqui em casa.
Creme de couve-flor cetogênico
Ingredientes
- 01 couve-flor
- 02 colheres de manteiga ou azeite de oliva
- caldo de ossos ou água
- alho, cebola, sal, pimenta do reino e temperos que desejar (gengibre? experimente!)
(Receita do caldo de ossos aqui)
Modo de preparo
Mesma maneira de fazer que o creme de brócolis cetogênico. Corta a couve-flor grosseiramente e usa tudo que puder. Se você colocar apenas os floretes, ela ficará um pouco mais cremosa, mas você perderá alimento.
Jogue tudo na panela e cubra os ingredientes com uma mistura 50% água e 50% caldo de ossos (pode ser apenas água, mas capricha nos temperos). Lembre-se que, quanto menos líquido colocar, mais cremoso o creme ficará.
O segredo aqui é a couve-flor ficar bem, bem cozida, quase se desmanchando. Tira da panela e leva ao processador ou liquidificador. Prontinho!
Dicas:
- Você pode preparar uma versão alho e óleo deste creme. Faça a mesma receita, mas refogue também alguns dentes de alho bem picadinhos no azeite de oliva. Jogue este rico óleo junto no liquidificador ou processador.
- Meu amigo cetogênico vegetariano, jamais esqueço de você. Acrescente cream cheese ou ricota à receita. Assim como o alho, eles entram apenas na hora de processar. A cremosidade é intensificada, claro.
- Se você não é vegetariano, sugiro que fique na receita básica, sem queijos. Se quiser, pode acrescentar bacon, pancetta ou cubinhos de frango refogados ao servir.
Lembre-se: azeite de oliva e salsa fresca ao servir.