Você é uma das pessoas que começou a perder cabelo após emagrecimento rápido, em dietas de baixo carboidrato (incluindo a Cetogênica) ou durante a prática de jejum intermitente?
Neste caso, você precisa se tranquilizar acima de tudo, justamente porque o grande motivo para esta queda é o ESTRESSE.
Quando falamos de queda de cabelo em dietas, emagrecimento, pós-bariátrica ou jejum, observamos duas causas: estresse no sistema e deficiência nutricional. Obviamente, o termo estresse, aqui, passa longe da colocação popular e assume um caráter mais sério e científico.
Este estresse atuará diretamente sobre os folículos capilares. Por isso, atualizei este conteúdo sobre queda de cabelo com um breve vídeo, falando sobre como acordar os folículos com óleos baratos e massagem em casa. Assista ao vídeo abaixo e prossiga sua leitura para ver mais causas, métodos e suplementos indicados.
Disclaimer: este conteúdo é informativo para o público em geral com base em pesquisas científicas e não substitui avaliação com seu profissional de saúde.
Pare a queda de cabelo com métodos simples
Por que os cabelos caem? Estresse.
A principal causa da queda de cabelo na Low Carb, Cetogênica e jejum é o chamado Eflúvio telógeno, uma perda ou enfraquecimento de cabelos temporária.
Neste caso, o alto estresse gerado no sistema leva a grandes números de folículos capilares a entrarem em estado de descanso. Em pouco tempo, o cabelo passa a cair apenas ao penteá-lo ou lavá-lo.
Este estresse pode ter sido gerado por restrição alimentar, desidratação ou falta de minerais. Ainda, por fatores que pessoas infelizmente associam à dieta, uma vida mal-conduzida durante estas dietas: aceleração do cotidiano, restrição de sono, uso excessivo de telas, rompimento do ciclo circadiano, conflitos relacionais etc.
Outra doença mais grave, que vale ressaltar rapidamente, seria a Alopecia areata, quando o sistema imunológico ataca os folículos capilares, gerando a queda de cabelo. Este ataque pode ser causado por diversos fatores, incluindo estresse.
Também, há vários estudos ligando o Hormônio liberador de corticotrofina, hormônio chave no estresse, à inibição do crescimento de cabelo, bem como à queda de cabelo. E já divulguei nas mídias sociais o primeiro estudo, em ratos, ligando a própria cetose à ativação do eixo e marcadores de estresse crônico. Algo que, possivelmente, está associado à fase de adaptação do organismo à cetose.
A perda de cabelo, nestes casos, acontece de 2 a 4 meses após o estresse e é, enfatizo, temporária. O cabelo volta a crescer de 2 a 3 meses após a perda, se o agente causador do trauma for cessado, é claro.
Independentemente da causa, a quantidade comum da perda é de 50% do cabelo e, geralmente, se resolve em um ano.
Neste período, é fundamental não passar por restrições excessivas. Portanto, remova todos os estressores do sistema: déficit calórico, corte excessivo ou abrupto de macronutrientes, exercício intenso, jejum, restrição de sono.
Insira tudo que regula o sistema: coma diversas vezes ao dia, mesmo que seja low carb ou cetogênico, yoga, meditação, aterramento, regulação de ciclo circadiano a todo o vapor. A meta é atenuar o estresse, entrando mais no sistema DESCANSO-DIGESTÃO (rest and digest, parassimpático) e saindo o máximo possível do sistema LUTA-E-FUGA (fight or flight, simpático).
Queda de cabelo na Cetogênica: deficiência nutricional
A deficiência nutricional também acusa estresse no organismo, é claro. Há algo errado e o corpo sabe disso. É colocar o corpo no “modo sobrevivência”, sobre o qual tanto conversamos aqui no Revolução Keto.
Se você restringe calorias e nutrientes, o corpo quer apenas se manter vivo – seus cabelos são a última coisa que importam a ele. Fecham-se, também, sistema imunológico e reprodutivo (fique atenta à amenorreia, parar de menstruar, nestas mesmas situações).
Quais nutrientes você deve observar?
Em termos gerais, biotina (vitamina B7), niacina (B3), ferro, zinco, folato e as vitaminas A e D.
Leia-se: aumente suas proteínas, por favor. Não esqueça as folhas verdes escuras.
Um Complexo B metilado será bem-vindo e restringir proteínas não é a melhor ideia neste momento. Apenas tenha certeza de que está comendo as proteínas necessárias diárias. O Completo B que tenho indicado é o Two Per Day, da marca Life Extension. À venda no Mercado Livre.
Ainda, garanta que sua dieta segue minhas orientações: metade do prato “arco-íris cetogênico”. Diversidade imensa de folhas, berries, nuts, oliva, azeitonas, abacate, limão. Você precisa ter certeza de que deficiência de minerais e outros nutrientes não é o seu caso para poder atuar de outras formas.
Queda de cabelo na Keto: outras causas e soluções
Vejamos alguns exames e mudanças no cotidiano que você pode fazer.
- Veja seus hormônios com seu endocrinologista, ok? Tenho visto muitas clientes em low carb ou keto há mais tempo, cujos níveis de estrogênio, testosterona e progesterona estão no chão e isso sim leva à queda de cabelo.
- Faça seus exames e veja se sua tireóide está em dia. Verifique os marcadores inflamatórios e nutrientes. T3, T4, T4 Livre, T3 Livre, anticorpos contra a tireóide (anti-TPO, anti-TG), Homocisteína, Proteína C Reativa, insulina, Vitaminas B, zinco, ferritina, Vitamina D.
- Massageie seu couro cabeludo. Estimule seus folículos.
- Aumente as calorias diárias (mínimo de 1.500 vindas de comida de verdade, não bulletproof coffee).
- Esqueça a cetose por alguns meses e eleve os carboidratos (água de coco, iogurte grego ou natural integral, cenouras, abóboras são excelentes pedidas).
- Durma. Cancele compromissos. Reduza o cotidiano ao máximo possível.
- Tome seu multivitamínico (exemplos: Centrum Mulher ou Stetic Hair, da Abbott)
- Hidrate-se. Duplique a água em temperatura ambiente, especialmente no verão.
- Suplemente com colágeno hidrolisado.
Fontes: saiba mais sobre queda de cabelo na Dieta Cetogênica
- Stephen Phinney: Does Keto cause hair loss?
- Keto Diet App: Why am I losing hair on keto?
- Keto Mojo: The Keto Diet and hair loss
- Perfect Keto: Keto hair loss
- Dr. Jockers: Hair Loss on Keto