Pioneering Brain Energy, by Juliana Szabluk

Artigos

Queda de cabelo na Dieta Cetogênica? Como evitar e consertar

queda de cabelo cetogênica low carb jejum

Você é uma das pessoas que começou a perder cabelo após emagrecimento rápido, em dietas de baixo carboidrato (incluindo a Cetogênica) ou durante a prática de jejum intermitente?

Neste caso, você precisa se tranquilizar acima de tudo, justamente porque o grande motivo para esta queda é o ESTRESSE.

Quando falamos de queda de cabelo em dietas, emagrecimento, pós-bariátrica ou jejum, observamos duas causas: estresse no sistema e deficiência nutricional. Obviamente, o termo estresse, aqui, passa longe da colocação popular e assume um caráter mais sério e científico.

Este estresse atuará diretamente sobre os folículos capilares. Por isso, atualizei este conteúdo sobre queda de cabelo com um breve vídeo, falando sobre como acordar os folículos com óleos baratos e massagem em casa. Assista ao vídeo abaixo e prossiga sua leitura para ver mais causas, métodos e suplementos indicados.

Disclaimer: este conteúdo é informativo para o público em geral com base em pesquisas científicas e não substitui avaliação com seu profissional de saúde.

Pare a queda de cabelo com métodos simples

Por que os cabelos caem? Estresse.

A principal causa da queda de cabelo na Low Carb, Cetogênica e jejum é o chamado Eflúvio telógeno, uma perda ou enfraquecimento de cabelos temporária.

Neste caso, o alto estresse gerado no sistema leva a grandes números de folículos capilares a entrarem em estado de descanso. Em pouco tempo, o cabelo passa a cair apenas ao penteá-lo ou lavá-lo.

Este estresse pode ter sido gerado por restrição alimentar, desidratação ou falta de minerais. Ainda, por fatores que pessoas infelizmente associam à dieta, uma vida mal-conduzida durante estas dietas: aceleração do cotidiano, restrição de sono, uso excessivo de telas, rompimento do ciclo circadiano, conflitos relacionais etc.

Outra doença mais grave, que vale ressaltar rapidamente, seria a Alopecia areata, quando o sistema imunológico ataca os folículos capilares, gerando a queda de cabelo. Este ataque pode ser causado por diversos fatores, incluindo estresse.

Também, há vários estudos ligando o Hormônio liberador de corticotrofina, hormônio chave no estresse, à inibição do crescimento de cabelo, bem como à queda de cabelo. E já divulguei nas mídias sociais o primeiro estudo, em ratos, ligando a própria cetose à ativação do eixo e marcadores de estresse crônico. Algo que, possivelmente, está associado à fase de adaptação do organismo à cetose.

A perda de cabelo, nestes casos, acontece de 2 a 4 meses após o estresse e é, enfatizo, temporária. O cabelo volta a crescer de 2 a 3 meses após a perda, se o agente causador do trauma for cessado, é claro.

Independentemente da causa, a quantidade comum da perda é de 50% do cabelo e, geralmente, se resolve em um ano.

Neste período, é fundamental não passar por restrições excessivas. Portanto, remova todos os estressores do sistema: déficit calórico, corte excessivo ou abrupto de macronutrientes, exercício intenso, jejum, restrição de sono.

Insira tudo que regula o sistema: coma diversas vezes ao dia, mesmo que seja low carb ou cetogênico, yoga, meditação, aterramento, regulação de ciclo circadiano a todo o vapor. A meta é atenuar o estresse, entrando mais no sistema DESCANSO-DIGESTÃO (rest and digest, parassimpático) e saindo o máximo possível do sistema LUTA-E-FUGA (fight or flight, simpático).

Queda de cabelo na Cetogênica: deficiência nutricional

A deficiência nutricional também acusa estresse no organismo, é claro. Há algo errado e o corpo sabe disso. É colocar o corpo no “modo sobrevivência”, sobre o qual tanto conversamos aqui no Revolução Keto.

Se você restringe calorias e nutrientes, o corpo quer apenas se manter vivo – seus cabelos são a última coisa que importam a ele. Fecham-se, também, sistema imunológico e reprodutivo (fique atenta à amenorreia, parar de menstruar, nestas mesmas situações).

Quais nutrientes você deve observar?

Em termos gerais, biotina (vitamina B7), niacina (B3), ferro, zinco, folato e as vitaminas A e D.

Leia-se: aumente suas proteínas, por favor. Não esqueça as folhas verdes escuras. 

Um Complexo B metilado será bem-vindo e restringir proteínas não é a melhor ideia neste momento. Apenas tenha certeza de que está comendo as proteínas necessárias diárias. O Completo B que tenho indicado é o Two Per Day, da marca Life Extension. À venda no Mercado Livre.

Ainda, garanta que sua dieta segue minhas orientações: metade do prato “arco-íris cetogênico”. Diversidade imensa de folhas, berries, nuts, oliva, azeitonas, abacate, limão. Você precisa ter certeza de que deficiência de minerais e outros nutrientes não é o seu caso para poder atuar de outras formas.

Queda de cabelo na Keto: outras causas e soluções

queda de cabelo cetogênica low carb jejum

Vejamos alguns exames e mudanças no cotidiano que você pode fazer.

  1. Veja seus hormônios com seu endocrinologista, ok? Tenho visto muitas clientes em low carb ou keto há mais tempo, cujos níveis de estrogênio, testosterona e progesterona estão no chão e isso sim leva à queda de cabelo.
  2. Faça seus exames e veja se sua tireóide está em dia. Verifique os marcadores inflamatórios e nutrientes. T3, T4, T4 Livre, T3 Livre, anticorpos contra a tireóide (anti-TPO, anti-TG), Homocisteína, Proteína C Reativa, insulina, Vitaminas B, zinco, ferritina, Vitamina D.
  3. Massageie seu couro cabeludo. Estimule seus folículos.
  4. Aumente as calorias diárias (mínimo de 1.500 vindas de comida de verdade, não bulletproof coffee).
  5. Esqueça a cetose por alguns meses e eleve os carboidratos (água de coco, iogurte grego ou natural integral, cenouras, abóboras são excelentes pedidas).
  6. Durma. Cancele compromissos. Reduza o cotidiano ao máximo possível.
  7. Tome seu multivitamínico (exemplos: Centrum Mulher ou Stetic Hair, da Abbott)
  8. Hidrate-se. Duplique a água em temperatura ambiente, especialmente no verão.
  9. Suplemente com colágeno hidrolisado.

Fontes: saiba mais sobre queda de cabelo na Dieta Cetogênica