Deficiências de minerais. A boa e velha novela da Cetogênica. Você lerá por aí que a Dieta Cetogênica só passa pelos problemas de minerais no primeiro mês. Direi que adoraria que isso fosse verdade. A deficiência de minerais varia por incontáveis fatores, como a capacidade do seu organismo de reter nutrientes, a inteligência dos seus pratos, seu consumo de líquidos, seu estilo de vida (corrido ou tranquilo) e, claro, SEU SONO.
Estes são apenas alguns dos fatores que mais influenciarão a questão dos minerais. O tempo que seu corpo levará para se adaptar à cetose é absolutamente variável. Você respeitou os meses de desaceleração na rotina? Tem respeitado o ciclo circadiano e ido cedo para a cama? Sua dieta é bulletproof coffee substituindo refeições? Como está a variedade de folhas no seu prato?
Quanto mais você desrespeitar o corpo, mais grave ficará a questão mineral e mais difícil e lento será contornar o quadro. O que você sentirá:
- Hiperaceleração (mental e na fala)
- Insônia
- Fraqueza muscular
- Cãibras
- Confusão mental
- Náusea
- Irritação
- Dores de cabeça
Isso pode persistir por muitos meses.
Utilizo dezenas de práticas para reajustar este problema. Já compartilhei com vocês o escalda pés com Sal de Epson que, ok, não é uma prática possível para quem vive uma vida insanamente corrida.
Portanto, hoje vou trazer a receita que deveria ter aberto a seção de receitas cetogênicas no site, o Ketorade.
Não temos repositores de eletrólitos sem açúcar no mercado. Se houver, me avisem, mas nunca encontrei. Vamos fazer nosso gatorade keto em casa. É muito simples, fácil e até saboroso.
Esta receita veio do Dr. Berry, que gosto bastante. Ele é autor da obra Lies My Doctor Told Me (as mentiras que meus médicos me contaram).
Leia este conteúdo até o final, porque, após a receita, deixarei umas observações bem importantes.
Receita Ketorade: o Gatorade cetogênico [repositor de eletrólitos]
Ingredientes
- 1 litro de água mineral (pode ser com gás para dar um efeito de refrigerante)
- Suco de meio limão ou lima (reserve a outra metade)
- 2 colheres de sopa de vinagre de maçã
- 1 colher de chá de sal light (possui menos sódio e mais potássio)
- 1 colher de chá de sal rosa
- Temperos opcionais (1 toque de gengibre em pó, folhas de menta ou hortelã e chás)
Modo de preparo
Adicione todos os ingredientes em um vidro (não use plástico nesta receita, devido ao poder corrosivo dos ingredientes). Pegue a metade da lima ou do limão que havia reservado e corte em fatias finas. Coloque as fatias dentro do vidro com os temperos opcionais. Adicione gelo se preferir.
Beba imediatamente.
Nota: o vinagre de maçã pode corroer os dentes com o passar dos meses. Se você beber vinagre ou ketorade diariamente, é preferível que o faça com um canudo de vidro.
Quando tomar o Ketorade?
O ketorade é excelente para ser tomado 30min antes do exercício físico. Na obra The Art and Science of Low Carb Performance, Dr. Stephen Phinney e Dr. Jeff Volek recomendam a ingestão de meia colher de chá de sal 30min antes dos exercícios como uma forma de suplemento para performance. O Ketorade nos dará isso.
Faça o download deste livro fundamental sobre Cetogênica e Low Carb para alta performance.
Lembre-se: inscreva-se no site para receber as novas receitas, pesquisas e conteúdos gerais sobre Cetogênica e qualidade de vida. Clique no sininho no canto inferior direito do site. Cadastre-se e receba os links clicáveis diretamente no seu celular.
Assista abaixo, em inglês, ao vídeo do Dr. Berry que originou este conteúdo.