Já pensou servir uma guirlanda de sobremesa após a Ceia de Natal? Admito que meu pragmatismo me impede de comer coisas com os olhos no cotidiano, mas me dividi em duas quando vi esta sobremesa Cetogênica: é uma guirlanda e traz consigo uma simbologia muito preciosa.
Desde os tempos mais remotos, a guirlanda representa o eterno, pois não tem início ou fim. Aos pagãos, cristãos ou romanos, os materiais e as ocasiões em que eram usadas variava, mas o significado permanecia: uma celebração a tudo que há de eterno em nós – seja a natureza ao nosso redor ou a universalidade daquilo que compartilhamos para além das aparências. Ou seja, a união.
Sabemos que Juliana é movida pelo estudo disso tudo e ter uma guirlanda à mesa é algo que me comove fortemente. Portanto, aviso que farei esta receita aos seres da minha vida e a trago aqui para o site, propondo que a façamos e a sirvamos contando esta história e seu significado aos nossos entes mais queridos.
Um momento de pura gratidão e reconhecimento dos laços familiares que, por piores que sejam, são os inescapáveis eixos daquilo que viemos aprender. Então, abracemos as lições com coragem e alegria.
[sc name=”Me siga nas redes”]
Sem mais delongas, vamos à receita desta sobremesa Cetogênica especialíssima, que tem duas partes: o merengue e o creme.
Você assiste ao vídeo da sobremesa ao final das instruções <3
Receita de Guirlanda Cetogênica: a sobremesa do natal Keto
Ingredientes do merengue cetogênico
- 90g de claras (claras de três ovos)
- 75g de eritritol, sucralose ou estévia em pó (4 colheres de sopa rasas)
- ½ colher de chá de vinagre branco
Modo de preparo do merengue Keto
- Bata bem as claras. Adicione o adoçante até chegar ao ponto de neve. Adicione o vinagre e mexa novamente com uma espátula ou colher.
- Coloque a mistura em formato de guirlanda em uma forma forrada com papel manteiga (veja como fazer no vídeo da receita).
- Leve ao forno em fogo baixo (entre 100 e 110 graus) por 30min, até começar a ficar dourada (fique de olho para não queimar as bordinhas!)
Ingredientes do creme da guirlanda
- 300g de nata ou creme de leite de lata Nestlé
- 50g de eritritol, sucralose ou estévia em pó (2 a 3 colheres de sopa rasas)
- 1 colher de chá de essência de baunilha (será que fica bom com essência de panetone?!)
Modo de preparo do creme
- Bata bem a nata ou creme de leite. Acrescente o adoçante e bata novamente até ficar consistente. Adicione a essência de baunilha.
- Com uma colher, despeje o creme por cima da guirlanda de merengue (veja no vídeo).
- Finalize com as delícias que desejar: morangos, mirtilos, amoras, folhas de menta e alecrim (a simbologia do alecrim é uma história à parte, mas vale enfatizar que não deixe os verdinhos de fora da receita). Ainda, faça uma versão mais quente, com nozes, castanhas e macadâmias em lascas finas com canela e noz moscada.
O céu é o limite. Crie sua guirlanda de acordo com o sentimento do seu coração, seja ele um belo frescor aos tempos que se iniciam ou um calor necessário em tempos de tanto distanciamento. Crie-a, acima de tudo, com este imenso significado de que, ali, no prato, há a maravilhosa história da humanidade inteira.
Tenho certeza de que os criadores desta receita cetogênica não fazem ideia do tamanho dela. A grandeza do que fazemos está sempre dentro de nós. Seja grande, minha amiga. Seja grande e tenha um Natal Belíssimo.
Obs.: esta sobremesa serve 12 porções. Se feita com as frutinhas, cada porção terá 2,7g de carboidratos líquidos!