Estava eu trabalhando quando surgiu uma notificação do Diet Doctor: receita de Café Dalgona Cetogênico. Que raios é café Dalgona? Fui pesquisar e vi que é a sensação da internet no momento. Um vídeo com este café estourou na mídia Tik Tok e, claro, é repleto de açúcar.
Muito fiz este café na adolescência e é algo de outro mundo mesmo. Na Coreia, ele é conhecido como Dalgona. Na Grécia e na Índia, é simplesmente chamado de café batido.
Feliz de nós por termos as versões keto. No vídeo do Diet Doctor, você vai conferir a versão gelada, mas colocarei dicas para a versão quentinha também – afinal, aqui no Brasil, o frio já está chegando.
Vamos à receita!
Receita Café Dalgona Cetogênico
Ingredientes do Dalgona Keto
- 1 e 1/2 colher de sopa de Eritritol (cuidado com problemas gastrointestinais. Tenta fazer com a estévia color andina, mas será mais difícil dar o ponto)
- 1 e 1/2 colher de sopa de café instantâneo
- De 1 a 2 colheres de sopa de água fervente*
- 1 e 1/2 xíc. de leite de coco Silk sem açúcar ou a marca A Tal da CastanhaS (cajucoco, amendoas ou castanha de caju – os outros têm carbs demais)
- 1 colher de chá de baunilha (opcional)
- gelo (na versão gelada, claro)
*O site Diet Doctor sugere 2 colheres de sopa de água fervente. É a receita que encontrei em todos os sites. PORÉM, da minha experiência pessoal, o segredo é começar com apenas 1 colher de sopa e bater muito. Se necessário for, você vai adicionando mais água. Sempre comece com o mínimo e vá adicionando. Se você começou com 2 colheres e ficou muito aguado, certifique-se de que bateu muito bem e acrescente mais adoçante e café instantâneo à mistura que deu “errado”. Bata novamente e encontrará o ponto certo.
Modo de preparo do Dalgona Coffee Cetogênico
Prepare o creme que cobre o café primeiro. Use um mini mixer de café (aqueles pequenos de 10 reais) ou um mixer ou liquidificador para bater a cobertura. Se todos os seus utensílios forem grandes demais ou não tiver nada em casa, mexa com um garfo mesmo. Muito fiz meu café batido, ou Dalgona para os chiques, com um garfo: só aviso que precisará de muito braço e velocidade para mexer por uns 5min.
Bata os seguintes ingredientes: eritritol, café instantâneo e água fervente.
O ponto do Dalgona: inicialmente, o creme de café será bem escuro e líquido. Comece a bater. Conforme os minutos passam, ele dobrará de tamanho e se tornará uma verdadeiro merengue ou marshmallow de café, com uma cor dourada de caramelo. É lindo e cheiroso mesmo.
Se optar pela versão gelada, coloque em uma xícara o leite de coco ou amêndoas, a essência da baunilha, gelo e mexa bem.
Se optar pela versão quentinha, coloque em uma xícara o leite de coco ou amêndoas quente, a essência da baunilha e mexa.
Por cima do leite, coloque uma colher cheia do creme de café e sirva. Mexa apenas na hora de beber.
Dicas para o Café Dalgona Keto
- Devo admitir que parei com este café batido na Cetogênica, porque considero o leite de amêndoas caro demais e as bebidas de coco ruins. Experimente misturar ambos para chegar a um custo-benefício mais interessante. O sabor fica mais leve e gostoso mesmo.
- Lembre-se: neste caso, o adoçante líquido não dará certo. Vá com eritritol, estévia ou abra uma exceção com xilitol se preferir.
- Por último, mantenha em mente que é possível adicionar outros sabores, como raspas de limão, canela, cravo, cardamomo, gengibre etc. O cardamomo é muito indicado com o café na culinária indiana, porque neutraliza o poder acidificante do café. Por isso, é chamado de “antídoto do café”.