Pioneering Brain Energy, by Juliana Szabluk

Artigos

Não tenho vesícula: posso fazer a Cetogênica?

Uma das perguntas mais comuns que recebo e que me espanta, pois tenho vários clientes sem vesícula muito bem adaptados. Existe um erro de percepção de que a Dieta Cetogênica é formada por baldes de gordura e/ou carne gorda. Isso pode ocorrer na Cetogênica para epilepsia ou para doenças autoimunes, mas não é a regra geral.

Grandes porções de gordura poderiam sim ser um problema para quem removeu a vesícula, já que grandes doses de gordura são difíceis para estas pessoas. O mesmo se aplica aos protocolos de jejum, em que a pessoa teria que comer grandes porções de uma única vez, algo ruim para quem removeu a vesícula.

Entenda, a vesícula é um órgão que armazena a bile. A bile, entre outras funções, ajuda na digestão da gordura que comemos. Se você removeu sua vesícula, pode ser difícil digerir grandes cargas de gordura de uma única vez.

Meus clientes nunca passaram por problemas, porque isso já está previsto nas orientações individuais. Duas orientações, nestes casos, são fundamentais: comer mais vezes ao dia, em porções menores (especialmente de gordura – proteínas gordas também) e evitar jejum.

Dividindo as porções diárias em doses boas para o organismo, não haverá problema algum em estar adaptado à Cetogênica.