Artigos

Infertilidade e Síndrome dos Ovários Policísticos [Guia IDM – Jason Fung e Pateguana]

Infertilidade e Síndrome dos Ovários Policísticos [Guia IDM - Jason Fung e Pateguana] 1

Síndrome do ovários policísticos (SOP) é a condição hormonal mais comum em mulheres durante os anos reprodutivos. Afeta uma média de 1/3 das mulheres no mundo. A doença é diagnosticada com base em três fatores:

  • múltiplos cistos nos ovários
  • hiperandrogenismo (excesso de hormônios masculinos) – tanto nos exames, mas também de forma sintomática (exames imprecisos em alguns casos)
  • Menstruação e ovulação irregulares

A doença impacta a vida da paciente de diversas formas e aumenta a chance de mortalidade após a menopausa (diabetes, doenças do coração, obesidade, câncer etc).

Hoje, trago para vocês as informações que aprendemos nos cursos de especialização de Cetogênica com o pessoal de uma instituição que vocês amam, o IDM Program. Sim, a empresa do mestre do jejum intermitente, Jason Fung e Megan Ramos. A especialista em Síndrome dos Ovários Policísticos no IDM é a Dra. Nadia Pateguana.

Este conteúdo mistura dados, estudos e experiência clínica do IDM. Então, tem tudo que você precisa. Bem, vamos começar a fabricar estes belos nenês.

Olá, eu me chamo Juliana Szabluk e sou Consultora Nutricional certificada pela Fundação Tim Noakes/Nutrition Network, com especialização em aplicação profissional de Dieta Cetogênica e Low Carb. Inscreva-se no site (ative o sininho vermelho no canto inferior direito da página) e me siga nas mídias sociais! 

[elementor-template id="897"]

Síndrome dos Ovários Policísticos

Síndrome dos Ovários Policísticos é uma condição grave, que não recebe atenção suficiente da comunidade médica, tampouco estudos e pesquisas.

Atualmente, o tratamento para SOP é sintomático (ou seja, trata-se os sintomas): acne, aumento de pelos, calvície, dor, menstruação irregular, acanthosis nigricans (manchas escuras na pele, especialmente região do pescoço), problemas emocionais ligados ao desequilíbrio do sistema simpático, obesidade, metabolismo irregular da glicose etc.

Os métodos incluem remédios para acne, tratamentos de fertilidade, comer menos, exercitar-se mais, comer mais vezes ao dia, grãos integrais etc. A metformina, conhecido remédio para diabetes, começou a ser introduzida como tratamento para a SOP, o que nos remete à causa real da doença: a insulina.

No coração da Síndrome dos Ovários Policísticos está a Resistência à Insulina

síndrome dos ovários policísticos gravidez infertilidade tratamento cetogênica low carb

Na imagem, vemos como a hiperinsulinemia afeta a morfologia dos ovários, gera produção anormal dos hormônios, reduz a globulina de ligação de hormônios sexuais (SHBG) no fígado, aumenta os hormônios androgênios. Tudo isso leva ao crescimento de pelos, acne, menstruação irregular e problemas na ovulação.

Estas mudanças geram resposta nos tecidos adiposos, que passam por um aumento da resistência à insulina, obesidade e desequilíbrio do sistema simpático.

Como tocar na causa da resistência à insulina?

  • Dietas de baixo carboidrato e redução das refeições (jejum intermitente/janelas de alimentação).
  • Comer mais gordura para reduzir a resposta do corpo à insulina e, claro, garantir saciedade
  • Caso haja exercícios envolvidos, aumentar a quantidade calórica e a densidade das refeições para evitar deficiência calórica, que desregula o sistema endócrino ainda mais.

Ao reduzir a insulina e queimar mais gordura, reverteremos o ciclo vicioso da doença, reduzindo os andrógenos, regularizando a menstruação e a ovulação: o que nos leva à fertilidade.

Obesidade e Síndrome dos Ovários Policísticos

OBESIDADE INFERTILIDADE síndrome dos ovários policísticos gravidez infertilidade tratamento cetogênica low carb

Nem todas as mulheres com síndrome dos ovários policísticos são obesas, claro. Mas, mulheres magras com a síndrome tendem a ter uma resistência à insulina mais agravada. Quando há obesidade envolvida, os sintomas são agravados.

  • redução da globulina de ligação de hormônios sexuais (SHBG)
  • aumento dos hormônios masculinos
  • redução da fertilidade
  • aumento nas complicações da gravidez e pós-parto
  • aumento das complicações para o feto, para o nenê e para a mãe

Tratamento padrão para infertilidade na SOP

A SOP é causa de 80% da infertilidade por disfunções ovulatórias. Mesmo assim, o tratamento padrão não toca na questão. O tratamento para infertilidade é usualmente:

  • estimuladores da ovulação, como citrato de clomifeno
  • inseminação intrauterina
  • fertilização in vitro

O problema destas técnicas, além do preço, são os riscos envolvidos. Mulheres com SOP que passam pelo tratamento padrão podem desenvolver a Síndrome da Hiperestimulação Ovariana (SHO), uma complicação decorrente do estímulo ovariano com indutores de ovulação, que pode levar a quadros graves. Geralmente, a SHO é decorrente de uma resposta exacerbada dos ovários ao estímulo hormonal e resulta em um número grande de oócitos.

Fica claro que a causa do problema (ao menos para estes 80% dos casos) não está sendo observada: resistência à insulina e obesidade. Isso significa que há sim boas taxas de sucesso com os tratamentos padrão, mas os riscos para a mãe e para o bebê não são removidos.

Riscos da Síndrome dos Ovários Policísticos na gravidez

  • Mulheres com SOP têm risco aumentado de infertilidade, mas também de complicações na gravidez (aborto espontâneo, diabetes e hipertensão gestacional, pré-eclâmpsia, diabetes pós-parto)
  • Riscos ao feto: aborto espontâneo, tamanho anormal, mais visitas à unidade de tratamento intensivo, taxas elevadas de mortalidade neonatal, maior risco de desenvolver diabetes, obesidade e problemas cardíacos)
  • A metformina tem sido usada com sucesso para ajudar na fertilidade e a reduzir as complicações relacionadas. Estudos mostram que a utilização de metformina três meses antes da gravidez aumentou a chance da concepção e reduz riscos de complicações.

Este último item é importante de observar, porque, conhecendo o mecanismo de ação da metformina, somos capazes de usar esta informação para embasar o uso de uma Dieta de Baixo Carboidrato ou Cetogênica nestas mulheres.

Como deve ser o tratamento da infertilidade na SOP

TRATAMENTO INFERTILIDADE DIETA síndrome dos ovários policísticos gravidez infertilidade tratamento cetogênica low carb

  • Antes da gravidez, tratar a causa: hiperinsulinemia, resistência à insulina, obesidade.
  • Tratar a resistência à insulina com Cetogênica e/ou Jejum Intermitente. As taxas de sucesso da abordagem nutricional são maiores do que as do uso de metformina.
  • A Dieta Cetogênica, neste caso, será bem restrita e altamente densa.

O IDM sugere um máximo de 20g de carboidratos líquidos diários. Também, indica de duas a três refeições grandes por dia. Ou seja, você fará a mesma dieta que eu faço (comida de verdade com baixíssimos carboidratos – alimentos das listas verdes e gorduras de altíssima qualidade).

Lembre-se que, em Dieta Cetogênica, a fome é extremamente reduzida. Então, se você ainda não é adepta, tranquilize-se. Não projete a mulher de hoje neste protocolo. Entre e experimente a Keto por um mês. Daí sim, você poderá prever alguma coisa.

Jejum na gravidez e lactação: alerta do IDM

O IDM alerta que o jejum moderado (janelas de alimentação) pode ser usado apenas anteriormente à gravidez, caso haja necessidade de acelerar o processo de tratamento à síndrome.

Contudo, o jejum não pode ser usado durante a gravidez e a lactação. Lembremos que eles são os maiores especialistas em jejum no mundo. Ouça-os, por favor.

Uma palavra do especialista: Dr. Michael Fox

Michael Fox seria o maior especialista do mundo em Síndrome dos Ovários Policísticos. O endocrinologista especializado em reprodução tem uma clínica na Flórida, chamada Jacksonville Center for Reproductive Medicine. Passarei algumas diretrizes do Fox para você, porque agregam muito à fala do IDM:

  • Enquanto o IDM trabalha com uma boa taxa de carbs, até 20g de líquidos, Dr. Fox instrui as pacientes a se aproximarem o máximo de zero carbs. Segundo Fox, quanto mais próximo de zero, mais rapidamente o metabolismo se conserta. Em um ou dois ciclos, explica o médico, a SOP estará sob controle.
  • Fox ressalta a importância de aumentar as gorduras saturadas neste caso: elas promovem saciedade, energia e equilíbrio na dieta. Azeite de oliva, manteiga, nata, óleo de coco, etc.
  • O médico enfatiza que, mesmo sob estas diretrizes nutricionais, a utilização de metformina aumenta a eficiência do tratamento de fertilidade.
  • A atenção de Fox ao estresse, aos estimulantes e à cafeína são vitais. Veja mais na fala do especialista em reprodução logo abaixo.
  • Por último, não há efeitos colaterais. Pelo contrário: há redução de questões emocionais, náusea, obesidade ou baixo peso na gravidez, desejos por carbs e outras complicações.

Recursos e médicos que você deve acompanhar

Michael Fox (clínica de fertilidade na Flórida)

Dr. Fox no Diet Doctor (seja membro e assista aos vídeos)

Nadia Pateguana, especialista em SOP na IDM

Aproveite e assista à palestra de Jason Fung e Nadia Pateguana no melhor canal do YouTube, o Low Carb Under.

Assista ao Dr. Fox sobre Dieta Cetogênica e fertilidade no Adapt, canal do meu professor, Dr. Eric Westman: “recomendamos a todas as nossas pacientes que estão buscando a fertilidade que entrem na Dieta Cetogênica, porque é a melhor dieta para os seres humanos em todas as idades e momentos da vida˜.