Disclaimer: este conteúdo é informativo para o público em geral com base em pesquisas científicas e não substitui avaliação com seu profissional de saúde.

Poucos momentos são tão perfeitos pra entrar em cetose como câncer de mama. Cirurgia, radiação e quimio são os tratamentos mais usados, mas não suficientes. Alia-se outras terapias, como a cetose, que reprograma o metabolismo das células cancerígenas. Uma recente revisão sistemática de keto para câncer de mama explica como a keto vai além das hipóteses mais conhecidas – efeito antitumoral do BHB e redução de glicose e insulina. E aponta como cetose é efetiva em diversos tipos de câncer, especialmente: pâncreas, bexiga, endométrio, além de leucemia mielogênica aguda.

Sim, a cetose reduz muito glicose e insulina, o que induz a morte de células cancerígenas, mas também inibe o mTOR e a MAP Quinase. Sim, BHB é antitumoral, mas cada vez mais vemos o mesmo efeito no acetoacetato (o medido via urina). A ciência tem estudado como a cetose potencializa tratamentos, como com rapamicina, além de agir contra a redução das plaquetas que ocorre na quimio. Um novo projeto de ensaio clínico vai investigar keto para câncer de mama: cetose melhorando o tratamento com letrozol. Por último (e eu poderia seguir, mas tenho limite de caracteres), a cetose reduz TNF-α, insulina e eleva IL-10. Pra ter uma ideia, um estudo encontrou que o grupo em tratamento + dieta padrão teve redução de 6mm no tumor, enquanto que em cetose, a redução foi de 27mm.

Não conduzo nenhum tipo de cetogênica sem MCT. Pois, a revisão sistemática já considera o MCT junto com a dieta e avisa que o óleo melhorou fígado e rins, algo que sempre preciso olhar nos clientes. E sempre insisto: grande parte das desordens energéticas vem da ditadura da restrição calórica e cetogênica é ouro por permitir elevação de calorias e emagrecimento ao mesmo tempo. A revisão salienta bem isso: os pacientes podem comer mais, tendo mais força e energia.

ASSISTE AO DOCUMENTÁRIO DA @SUPERNUTRIDOS SOBRE A CETOGÊNICA. É O FILME COM A JANAÍNA KOENEN SOBRE ISSO. EU TAMBÉM PARTICIPO DO FILME:

DOCUMENTÁRIO NUTRIÇÃO HUMANA E O ESTADO METABÓLICO
Parte 1: https://youtu.be/h-9_VAOh4sQ
Parte 2: https://youtu.be/HF30bQ9ymEg

 

Faça sua pesquisa

Título

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.