Cetose sem Dieta Cetogênica? Sim. Na mais recente masterclass aos membros do Revolução Keto, esmiuçamos o BENEFIC TRIAL, estudo randomizado que observou o impacto do MCT em doenças de comprometimento cognitivo leve: todas as desordens com as quais eu trabalho como profissional de saúde.
O estudo utilizou um drinque de MCT para observar a melhoria em problemas cognitivos leves ao longo de seis meses. O pressuposto básico dos pesquisadores era: hipometabolismo glicolítico no cérebro. Cérebro com dificuldade de metabolizar glicose.
Lembremos que, mesmo que com alta cetose, algo como 30% da energia cerebral precisa vir da glicose. Não há cérebro 100% cetogênico.
Eles fizeram extensos testes neurocognitivos em todos os participantes ao longo dos seis meses. Aqueles que tomaram MCT tiveram melhoria em três campos: função executiva, memória e linguagem.
A aula e o PDF de explicação do estudo estão disponíveis aos membros do Revolução Keto, com toda a metodologia, suplementos e doses. Torne-se membro e acesse a masterclass em vídeo com a transcrição completa.
Disclaimer: este conteúdo é informativo para o público em geral com base em pesquisas científicas e não substitui avaliação com seu profissional de saúde.
Pois bem, reproduzi o BENEFIC TRIAL em casa.
Método do BENEFIC TRIAL
No estudo randomizado, o grupo teste tomou 15g de MCT, em uma fórmula específica, duas vezes ao dia: com o café da manhã e 15g de MCT com o jantar.
O que eu fiz: à noite, ingeri 1 banana, 1 maçã, 4 ovos, 2 fatias grossas de abacaxi, 1 xícara de morangos. Vamos à conta de carbs líquidos, por ordem: 22g + 15 + 35g + 12 = 84g de carbs no jantar. Meu dia foi Cetogênico. Um pouco de proteína, oliva e meus baldes de folhas de sempre. O que importa é este jantar. 84g de carbs.
Café da manhã do dia seguinte: café preto com cacau e Brain Octane. Tomei 4 colheres de sopa de Brain Octane: 2 ao acordar. 2 exatamente 1h antes de medir os corpos cetônicos. Como expliquei na masterclass, o pico de BHB ocorre 1h após a ingestão do MCT, sendo que 2h depois, os níveis já caem para valores similares ao grupo controle, sem MCT.
Resultado: sem dieta cetogênica, atingi níveis mais elevados do que os indicados pelo estudo.
A pesquisa chegou ao pico de 0,5mmol/l, apontando este valor como cetose cognitiva.
Me repito: segundo o BENEFIC TRIAL, este valor de 0,5mmol/l de BHB, medido no aparelho Freestyle Optium Neo, já foi suficiente para melhorar significativamente: função executiva, memória, linguagem: funções altamente prejudicadas nas desordens com as quais trabalho.
Falhas do estudo ao meu ver: não houve controle da alimentação. Os participantes prosseguiram com sua dieta “usual”. Este é o termo. Eles tomavam seu café da manhã usual juntamente com o drinque.
Conclusão dos pesquisadores
“A melhoria foi observada apesar da resposta variável de corpos cetônicos que possivelmente surgiu devido à dieta padrão de alto índice glicêmico (western diet). Como os participantes selecionados tinham glicemia, IMC e perfil cardiovascular saudáveis, podemos ter tido resultados parciais de corpos cetônicos.
Pessoas mais velhas com pré-diabetes ou outras desordens metabólicas podem ter uma resposta reduzida ao drinque e, portanto, podem ser beneficiar mais de uma abordagem multidisciplinar que melhore a resistência insulínica (exercício, baixo índice glicêmico etc), uma possibilidade a ser estudada.”
Outra questão apontada pelos pesquisadores:
“Já publicamos que em desordens de comprometimento cognitivo leve e Alzheimer, o cérebro tem uma capacidade normal de usar corpos cetônicos adicionais quando disponíveis. C8 e C10 no sangue são precursores da formação de corpos cetônicos pelo fígado, mas também podem entrar diretamente no cérebro, podem ser metabolizados diretamente no cérebro.
Portanto, é também possível que o C8 e o C10 tenham um efeito direto na energia e no funcionamento sem terem que ser convertidos em corpos cetônicos.”
E ainda há quem me pergunte se o uso do MCT funciona para quem não segue a cetogênica. Funciona. O grupo de membros já sabe que sim. Eles conhecem a dieta do mct e a do baixo índice glicêmico. Agora, temos o BENEFIC TRIAL para citarmos links da pubmed… Para comprovar terapias criadas na década de 1970, como a dieta do MCT, originalmente formulada por Huttenlocher e modificada pela grande Christiana Liu. Mais detalhes sobre a dieta do MCT na masterclass disponível para os membros.
Todas as masterclasses e seus PDFs completos ficam para sempre disponíveis aos membros. Torne-se membro e acesse o maior acervo de livros, seminários internacionais e muitas aulas especiais sobre Dieta Cetogênica.
Não deixe de ler: Conheça os números reais da cetose