Temos uma nova parceira de receitas no site: é a Vanda Coletti, de Florianópolis, que faz umas delícias para saciar desejos de sobremesas e doces cetogênicos que podem surgir ocasionalmente. Vanda trabalha com gastronomia e entrou no mundo cetogênico e low carb com tudo. Busca a Vanda quando você estiver precisar de docinhos, bolos e outras coisas que devem entrar em momentos muito excepcionais das nossas vidas.
Meu papel aqui é apenas passar a faca em alguns ingredientes, ajustando a receita da sobremesa até chegar a algo mais cetogênico. Vanda testa, acerta e eu posto. Ou seja, é tudo com ela.
É verdade que eu não faço as receitas do site e sempre como a mesma coisa. Por isso, sem a colaboração de vocês, a seção de receitas cetogênicas seria um total desastre: peixe ao forno com legumes, frango em cubos, omelete, sopa com caldo de ossos, abacate. E deu.
Portanto, se você quiser sua receita no site, se trabalha com culinária Low Carb e Keto e quiser divulgar seu trabalho aqui, seja bem-vinda (no futuro, lançamos teu livro)!
As receitas da Vanda são ótimas para aniversários ou para aquele momento em que chega uma visita especial. Ainda, quando você vai a um jantar que servirá coisas cheias de açúcar e a ideia de ficar olhando para tudo aquilo gera imenso estresse. Faça uma receita da Vanda e leve com você. Possivelmente, os convidados comerão tudo e pedirão para entrar em cetose com você.
A receita de hoje é bem interessante, porque uma única receita gera três doces keto diferentes: musse, fudge ou brownie de chocolate cetogênico. A única coisa que muda é a forma de preparo. Vamos às receitas?
Receita de fudge, musse e brownie cetogênico
Ingredientes dos três doces cetogênicos
- 100 gramas de chocolate acima de 85%
- 2 colheres sopa manteiga
- 3 ovos
- Mais ou menos 1/3 de xícara de adoçante cetogênico em pó (estévia ou eritritol)
Modo de preparo das sobremesas keto
- Bata as 3 claras em ponto de neve. Reserve.
- Bata as 3 gemas com o adoçante até espumar bem.
- Derreta o chocolate no micro-ondas em potência média por 1 minuto e meio. Coloque a manteiga e dissolva bem. Espere esfriar um pouco.
- Junte o chocolate+manteiga e as gemas+adoçante (não coloque o chocolate quente para não cozinhar as gemas).
- Acrescente as claras em neve lentamente.
- Coloque em assadeira untada e polvilhada com cacau e leve ao forno pré-aquecido a 240 graus.
ATENÇÃO: é aqui que as sobremesas se diferenciam.
1 – Deixe por 11 minutos se gostar molhadinho, igual ao da Vanda (é o fudge!). Veja na foto abaixo.
2 – Deixe por 15 a 17 minutos para fazer o brownie (foto em destaque neste post).
3 – Não leve ao forno se preferir a musse – faça a receita e coloque diretamente na geladeira. Veja como fica logo abaixo!
Palavras da Vanda: é a melhor musse da vida !! É uma receita coringa, porque você tem 3 opções deliciosas com a mesma coisa.
Dica da Vanda: pique algumas oleaginosas e acrescente-as à mistura no final. Também, podem ser lascas de coco.
Oleaginosas que eu, Juliana, indico: macadâmias, amêndoas, nozes chilenas / nozes pecan ou castanha do pará. E deu. Não, não pode castanha de caju, amendoim etc.
Vanda fez uma farofa doce cetogênica para servir junto: pique as oleaginosas, acrescente uma colher de manteiga e eritritol ou estévia em pó. Mexa bem em fogo baixo até caramelizar. Sirva junto com os doces!