A cetose depende de muitos fatores, como histórico médico, medicações, ciclos hormonais etc. Porém, há três fatores principais: sono, estresse e carboidratos. Durma cedo, mude sua rotina estressante nos dois primeiros meses de dieta, e siga as orientações sobre carboidratos:
- Pessoas sedentárias possivelmente entrarão em cetose ao consumirem 20g de carboidratos líquidos ao dia (40g de carboidratos totais).
- Pessoas fisicamente muito ativas possivelmente entrarão em cetose ao consumirem 40g de carboidratos líquidos ao dia (80g de carboidratos totais).
Não há benefícios em consumir menos do que 15g de carboidratos líquidos ao dia.
Fonte: Bret Scher, Diet Doctor (vídeo abaixo)
As informações do Diet Doctor são condizentes com minha experiência profissional. Praticantes de atividade física intensa têm seus carboidratos elevados devido à queima do açúcar durante o exercício.
- Não sugiro que pessoas fisicamente muito ativas sigam a mesma dieta de pessoas sedentárias, porque isso pode impactar na performance e levar à perda de massa magra (elevação de estresse, catabólico, no sistema).
- Estenderia esta premissa a pessoas intelectualmente muito ativas, que exigem imensa energia do cérebro (após a adaptação, o cérebro pode chegar a utilizar 30% de glicose e 70% de corpos cetônicos como combustível). A glicose pode vir das proteínas, mas o processo é mais lento e estressante ao organismo do que o consumo de carboidratos.
Faça o download da tabela de macronutrientes para saber quais alimentos mais se enquadram no seu perfil. Clique aqui para fazer o download da tabela cetogênica de macronutrientes gratuita em PDF