O segredo da Dieta Cetogênica nas doenças do hipermetabolismo cerebral (glicose insuficiente): enxaqueca, fadiga, fibromialgia, depressão, compulsão, obesidade

O que é o hipermetabolismo?

O hipermetabolismo (elevação de gasto energético) ocorre em consequência a alguma doença crítica. Como é uma resposta sistêmica, mesmo quando a doença está localizada em uma área do corpo, o consumo de oxigênio s espalha por todo o corpo. O hipermetabolismo é parcialmente resultado da ineficiência da glicose como combustível. A área da doença representa um dreno da energia do resto do corpo, contribuindo para o chamado estado hipermetabólico.

O hipermetabolismo foi extensamente reportado em pessoas que passaram por trauma, resultando em aproximadamente uma elevação de 140$ do gasto energético.

Lindsay Raab: Evidence-Based Practice of Critical Care (Third Edition), 2020

Quais os perigos do hipermetabolismo cerebral?

Hipermetabolismo no contexto de redução de fluxo sanguíneo produz uma disparidade entre o suprimento de glicose, o que acarreta em uma crise energética.

The Neurometabolic Cascade 

Hipermetabolismo como consequência de trauma

Elevações na taxa metabólica sequentes ao trauma já foram reportadas anteriormente, com valores entre 32% a 200% de necessidades energéticas acima dos valores normais. Diversos fatores foram encontrados para modular esta questão, como agentes paralisantes, sedativos ou barbitúricos que reduzem a taxa metabólica em aproximadamente 12 a 32%, bem como propranolol e morfina.

Hypermetabolism following moderate to severe trauma: a systematic review J Neurotrauma 

Hipermetabolismo gera pressão intracraniana: enxaqueca

Tanto a taxa metabólica quanto o catabolismo proteico são elevados em ambientes de trauma. Para investigar o problema, studamos pacientes com trauma severo que precisvam de monitoramento para pressão intracraniana.

A hipertensão intracraniana é caracterizada pela elevação da pressão dentro do crânio. O porquê ainda não é conhecido. As pessoas costumam ter dores de cabeça diárias ou quase diárias, problemas na visão e barulhos na cabeça (tinnitus – zumbido no ouvido).

Elevated intracranial pressure associated with hypermetabolism 

Só MCT não basta: é preciso olhar pra proteína da alta biodisponibilidade

Tanto a taxa metabólica quanto o catabolismo proteico são elevados após o trauma, mas a etiologia do hipermetabolismo ainda não é conhecida. Nossas observações sugerem que, em pacientes que passaram por trauma, há uma elevação da pressão intracraniana,

Migraine, Brain Glucose Metabolism and the “Neuroenergetic”: A Review (2022)

Hipermetabolismo, resistência insulínica e problemas mitocondriais andam juntos

São cada vez maiores as evidências que sugerem que enxaqueca é resultado de um metabolismo glicolítico prejudicado. Muitos estudos mostraram disfunção mitocondrial deficiência no metabolismo da glicose e redução de massa cinzenta em áreas específicas.

Mais ainda, resistência insulínica periférica, que pode se estender por todo o cérebro, gerando resistência insulínica cerebral

Esta condição já provou que reduz a regulação dos receptores de insulina, sendo gatilho para a utilização da glicose e para a síntese proteica, especialmente em ambientes de alta demanda metabólica.

A alteração na homeostase glicolítica pode gerar um déficit energético contínuo, promovendo enxaquecas crônicas

Por último, a resistência insulínica pode levar a outras doenças como obesidade, depressão, comprometimento cognitivo leve e doenças vasculares cerebrais.

(ver a obra Brain Energy, do psiquiatra de Harvard Chris Palmer)

Faça o download da obra Brain Energy no grupo de estudos do meu Telegram. Para ser membro e ter acesso às aulas exclusivas, materiais de estudo, bem como todas as dúvidas respondidas, basta acessar o site do catarse e clicar no botão verde “Assinar este projeto.”

Qualquer dúvida, basta me chamar no meu novo instagram – o antigo foi suspenso e estamos processando a empresa.