Uso de MCTs (TCMs) na Dieta Cetogênica. Um dos temas mais pedidos ao site Revolução Keto é esmiuçado na aula de hoje. Veremos tudo que você precisa saber sobre a utilização dos Triglicerídeos de Cadeia Média como forma de suplementação na Cetogênica.
Melhores marcas de MCT, preços, quando usar, objetivos, resultados, quanto tomar etc. No final de março, faremos nossa live sobre MCTs, então, deixe sua dúvida aqui nos comentários do site ou no YouTube. Os apoiadores do Revolução Keto terão 100% das suas dúvidas respondidas na live e farão suas perguntas no site de doação, o Apoie.se.
Clique aqui e seja um apoiador. Mantenha o projeto vivo e ganhe os benefícios (acesso direto à Juliana Szabluk, respostas de dúvidas, escolha de temas e a grande biblioteca/videoteca cetogênica que está sendo criada neste exato momento).
Vamos às notas do vídeo!
MCTs (TCMs) NA DIETA CETOGÊNICA
MCT = Triglicerídeos de cadeia média, um tipo de gordura fundamental na elevação de corpos cetônicos.
Melhores marcas de MCT:
MCT: Lótus de coco, da Puravida (80% C8 e 20% C10), e MCT lift, da Essential Nutrition (60% C8 e 40% C10). Algo como 60 reais o vidro de 250ml. MCTs em geral contêm uma média de 50% C8).
Brain Octane: da marca Bulletproof. 190 reais o pote de 473ml (100% C8).
Preços não variam tanto e é importante salientar que, mesmo que o Lótus pareça algo muito próximo do Brain Octane, os resultados são incomparáveis. Portanto, se você for com o Lótus e não estiver tendo grandes elevações de corpos cetônicos, troque o suplemento cetogênico e observe os novos resultados.
Tipos de ácidos graxos contidos nos MCTs
Quanto maior a cadeia de carbonos (C), quanto maior o número que acompanha o C, mais lenta a metabolização, mais demora para que o óleo seja convertido em energia. PORÉM, cada ácido graxo tem seu poder próprio. Tome-os em jejum para elevação de corpos cetônicos (mínimo de 4 sem comer nada).
Benefícios do MCT
C8 caprílico – octanoico: ajuda na redução de bactérias como estafilococos, estreptococos e e.coli. Reduz inflamação do aparelho intestinal. Óleo de coco de qualidade tem por volta de 6% de C8. Uma média de 50% do MCT é C8. O Brain Octane é 100% C8.
C10 – cáprico / decanoico: antifúngico (cândida). Ajuda no sistema imunológico, ajuda a reduzir infecções e vírus. Será daí os estudos mostrando que cetogênicos não têm gripe?
C12 láurico (50% do óleo de coco): não é exatamente um triglicerídeo de cadeia média, exige maior metabolização. Ajuda na fome, microbiota, antimicrobiano. Perfeito para acne, sendo superior aos tratamentos padrão, e psoríase. Eleva hidratação e elasticidade da pele.
Estudo observou potencialização do C8 utilizado em conjunto com C12. Brain Octane + óleo de coco juntos.
Como usar o MCT na Cetogênica
- Não cozinhar com MCT ou Brain Octane. Cozinhe apenas óleo de coco extra virgem.
- Tempo de atuação no organismo dos MCTs: média de 3h.
Quanto MCT você deve tomar na Keto (Kossoff, 2016)
Em 1989, Ruby Schwartz sugeriu 30% de MCT, mas esta quantidade pode não ser suficiente para pessoas com doenças caracterizadas por déficit de energia no cérebro.
O neurologista Eric Kossoff sugere que se comece entre 40% e 50%. Reduza caso isso não afete as melhorias.
Christiana Liu, em Toronto (2013), publicou um estudo em que usava de 40% a 70% MCT e carbs mais elevados do que a cetogênica, mas houve bastante problemas gastrointestinais, na fase de adaptação especialmente. A introdução de uma dose bem elevada rapidamente pode gerar isso mesmo.
Exemplos de quantidades:
- Mulher de 40 anos, sedentária, 1,65m, 80kg: 1400 calorias diárias: 450 calorias de MCTs: de 3 a 4 colheres de sopa MCT ao dia.
- Homem de 40 anos, sedentário, 1,65m, 80kg: 1600 calorias diárias: 450 calorias de MCTs: de 3 a 4 colheres de sopa MCT ao dia.
- Mulher de 30 anos, muito ativa, 1,65m, 70kg: 2000 calorias diárias: 600 calorias de MCTs: de 5 a 6 colheres de sopa MCT ao dia.
- Homem de 35 anos, 1,75m, muito ativo, 80kg: 2300 calorias diárias: 700 calorias de MCTs: de 6 a 7 colheres de sopa MCT ao dia.
Importante: não se trata de adicionar as calorias dos MCTs à dieta diária, mas sim de tirar gorduras não tão úteis e usar MCTs no lugar delas. Da soma total de calorias diárias, de 30% a 60% destas calorias virão de MCTs.
De sedentário para muito ativo, vemos um aumento de 700 calorias diárias, 40g de proteínas, 50g de gorduras. A pessoa que malha diariamente, com exercícios intensos, deve consumir 700 calorias a mais. 30% disso equivale a 200 calorias em MCTs, duas colheres de sopa a mais (de 8 a 10).
De homens para mulheres o aumento não é tão significativo. No mesmo ambiente, a mudança de gênero impactaria em um aumento de 150 calorias, 10g de gorduras. Mesma quantidade de proteínas e carboidratos. Mesma quantidade de MCTs.
Te aguardo na live de perguntas e respostas sobre MCTs, no final de março. Siga o canal do Revolução Keto para participar!
[elementor-template id="582"]