O poder do whey nas desordens cognitivas, alimentares e afetivas

Quando falamos de cérebros incapazes de usar glicose como combustível (hipometabolismo glicolítico cerebral), falamos dos cérebros hipermetabólicos, como vimos em recente vídeo.

Esta é a base da dieta cetogênica: entregar corpos cetônicos, que são produtos da degredação de ácidos graxos o mais rapidamente possível ao cérebro, mantendo em mente que uma média de 30% deste combustível cerebral será inescapavelmente glicose. Muitos contam com a proteína para isso, pois sabemos que o processo chamado gliconeogênese é justamente o processo em que lactato, piruvato, glicerol e aminoácidos são convertidos em glicose.

Contudo, diversas desordens cognitivas, alimentares e afetivas apresentam problemas nestas conversões – problemas de METILAÇÃO, especialmente nas desordens psiquiátricas (tipicamente, desordens cognitivas, transtornos alimentares, depressão e ansiedade, esquizofrenia e bipolaridade).

Ver: The Relationship Between Glutathione, Methylation, and MTHFR 

Portanto, os aminoácidos das proteínas também precisam ser entregues de forma mais biodisponível para que estes corpos consigam usar os nutrientes mesmo apresentando estes problemas de conversão dos alimentos para uso pelo corpo.

Por exemplo, a biodisponibilidade de um ovo em um indivíduo sem desordens quaisquer ‘de 100. A do whey concentrado é de 104 e a do whey isolado já sobe para 159.

Ver: Elemental bioavailability in whey protein supplements (Journal of Food Composition and Analysis) https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0889157522003143

Ver: Does the Source of Protein in Your Diet Make A Difference?

Como vimos, o whey é uma proteína de ação rápida. Sua absorção é estimada de 10g por hora. Nesta velocidade, o corpo absorveu todo o whey para utilização das superdemandas que o cérebro hipermetabólico cruza em apenas 2h. Cérebro suprido de acordo com sua velocidade.

Já uma omelete com a mesma quantidade de proteínas deste whey leva 7h para ser absorvido. O cérebro hipermetabólico não dá conta disso.

Resultado: fome, compulsão, depressão, culpa e julgamentos morais que nada têm a ver com o que mostro cientificamente para vocês.

Ver: How much protein can the body use in a single meal for muscle-building? Implications for daily protein distribution

A review of issues of dietary protein intake in humans

Influence of the protein digestion rate on protein turnover in young and elderly subjects