Enxaqueca: tudo sobre enxaqueca e Dieta Cetogênica

ENXAQUECA é a terceira maior causa de incapacitação no mundo. A enxaqueca atinge uma média de 15% da população global.

Tratamentos para enxaqueca com neutracêuticos

Muitas terapias são usadas como neutracêuticos, sendo os mais comuns riboflavina, coenzima Q10, magnésio, vitamina D e melatonina.

Tratamentos para enxaqueca com anticorpos monoclonais

Um dos mais promissores tratamentos para enxaqueca são com os chamados anticorpos monoclonais. No Congresso Brasileiro de Cefaleia em 2020 um trabalho sobre os primeiros 67 pacientes que usaram a terapia dois em cada três deles tiveram melhora discreta ou alta. No grupo, 10% declararam que a dor desapareceu.

O preço do tratamento mensal feito com eles varia de 1 mil a 1,6 mil reais. Em um ano, o investimento pode chegar a R$ 20 mil.

Tratamentos para enxaqueca com Dieta Cetogênica

“Mas, existem fortes evidências que sugerem que a enxaqueca é um síndrome de deficiência energética cerebral: diversos estudos usaram ressonâncias magnéticas mostrando que os cérebros de quem sofre de enxaqueca cruzam um déficit energético durante os ataques, possivelmente em resposta ao hipometabolismo e ao alto estresse oxidativo do cérebro.”, diz o estudo Ketosis and migraine: a systematic review of the literature and meta-analysis.

E é aqui que A Dieta Cetogênica entra. Esta é a Revisão sistemática que embasa este conteúdo (e meu trabalho) e utilizou 10 estudos para avaliar a eficácia da cetose no tratamento da enxaqueca.

Três tipos de Dieta Cetogênica foram utilizadas:

1: Dieta Cetogênica de baixíssima caloria

(abaixo de 800 calorias) 30g carboidratos ao dia, 1.0 a 1.5g de proteínas e saladas liberadas.

2: Dieta Cetogênica Atkins Modificada

Proteínas: de 0.7 a 1.2g de proteínas por quilo pesado. No primeiro mês, 10g de carbs, subindo até 30g gradativamente em 3 refeições podendo ter lanchinhos somando até 5 pequenas refeições ao dia. Todos os vegetais eram limitados.

3: Dieta Cetogênica Clássica

Comumente usada para epilepsia refratária. Este tipo de Dieta Cetogênica calcula as proporções de macronutrientes de gordura total versus proteínas + carboidratos (4:1, 3:1, 2:1, 1:1).

Neste caso, os participantes tinham a opção de fazer pequenos lanches com alimentos provindos de uma lista. Atenção: todos os lanches deveriam manter o RATIO, a relação entre os macronutrientes deveria ser respeitada cada vez que fossem comer, algo fundamental na terapêutica. Chá preto, café e bebidas diet foram recomendadas e liberadas.

Conclusão sobre o uso de Cetogênica para enxaqueca

A redução no número de ataques de enxaqueca foi de no mínimo 50% em 58% a 83% das pessoas e a total resolução da enxaqueca aconteceu em 63% dos casos.