Artigos

Dieta Cetogênica Terapêutica para epilepsia [ebook grátis + links com recursos]

ebook gratuito dieta cetogênica pdf

3% da população mundial sofre de epilepsia. 30% destas pessoas não respondem às medicações. Neste conteúdo, quero falar um pouco com você sobre o que é a epilepsia e como a Dieta Cetogênica Clássica surgiu como uma opção de tratamento.

Epilepsia é quando há uma desorganização dos sinais cerebrais. Há dois tipos: epilepsia focal e a epilepsia generalizada.

A focal é divida em simples e complexa. Na focal simples, o paciente não perde a consciência e, frequentemente, apenas tem sensações diferentes no corpo.

Na epilepsia focal complexa, o paciente pode perder a consciência. A epilepsia focal acontece em apenas uma área do cérebro. A epilepsia generalizada acontece em mais partes do cérebro.

Tratamentos para epilepsia 

A primeira opção de tratamento para epilepsia são os remédios antiepilépticos. Há também tratamentos cirúrgicos, mas que dependem de onde a crise está se originando. A cirurgia só pode ser feita se ocorrer em uma parte focal do cérebro.

Ressecção: é possível fazer uma ressecção do cérebro. A cirurgia remove a porção do cérebro onde as convulsões se originam — normalmente o lobo temporal.

Corpus calosotomia: não remove as partes do cérebro que causam as convulsões; mas sim interrompe o caminho das convulsões e as confina em uma das partes do cérebro.

Hemisferectomias: realizadas apenas quando há certeza de que isso não acarretará em mudanças na vida do paciente. Essa cirurgia envolve a remoção de quase todo o lado do cérebro responsável por causar convulsões.

Estimulação nervosa: é um mecanismo subcutâneo ligado ao nervo vago, que envia pulsos para prevenir crises através da neuroestimulação responsiva. O mecanismo é colocado abaixo do crânio e detecta atividade anormal do cérebro, enviando um pulso elétrico para impedir que a crise ocorra.

Terapia térmica intersticial do laser (LITT): uma cirurgia minimamente invasiva que utiliza calor para remover a região onde as convulsões começam. Apropriado para algumas crianças com convulsões focais.

Por último, há a Dieta Cetogênica.

Todas as crianças que não responderam aos tratamentos deveriam ter direito à dieta Cetogênica. Infelizmente, grande parte das famílias sequer sabe a respeito da Keto para epilepsia.

Como a Cetogênica funciona: hipóteses

Ninguém sabe ao certo como funcionam os mecanismos da Cetogênica no cérebro, o que ela faz para reduzir ou frear as crises.

Inicialmente, todas as teorias giravam em torno da presença de corpos cetônicos, que cruzam a barreira do cérebro e fornecem um combustível constante, reduzem a excitabilidade dos neurônios (GABA), ou ainda geram uma ação antioxidante no cérebro.

Recentemente, terapias nutricionais passaram a alcançar benefícios significativos sem a presença de corpos cetônicos. As teorias e estudos, então, passaram a observar se a melhoria seria devido à redução da glicose e da insulina.

Outras questões a serem analisadas: aumento da glutationa, aumento da leptina, aumento dos PUFAs, o papel do ácido decanóico (cáprico, C10, encontrado no MCT e usado na chamada dieta do MCT, tema que abordarei em um futuro breve aqui no site).

Inscreva-se no site Revolução Keto para conhecer os tipos de Dieta Cetogênica Terapêutica nos próximos conteúdos.

Clique no sininho vermelho localizado no canto inferior direito do site. Ao aceitar as permissões, você receberá notificações quando eu postar artigos relevantes. 

Quando a Dieta Cetogênica pode oferecer os melhores benefícios

Existem condições específicas que devem ser observadas pelos médicos para saber quando o protocolo cetogênico oferecerá mais chances de benefícios. Estas condições foram descritas em um grande estudo da John Hopkins, que reuniu os maiores especialistas em neurologia e nutricionistas de 9 países, em 2008. São elas:

  • Polimorfismos no Glut1, Síndrome de Doose, Síndrome de Rett, Síndrome de Dravet, Síndrome de Kleffner, espasmos infantis, Doença de Lafora (DL), Panencefalite esclerosante subaguda (PESS – encefalite de Dawson), desordens mitocondriais, autismo, neurotrauma, câncer cerebral.

Em algumas destas questões, especialmente o polimorfismo do Glut1 (relacionado à glicose), se a Dieta Cetogênica for introduzida no estágio inicial, ela pode prevenir retardo mental e epilepsia intratável, pois o cérebro estará utilizando corpos cetônicos e não glicose, um combustível que estes pacientes não podem usar.

[elementor-template id="1528"]

Quando a Cetogênica não é indicada

Existem desordens que devem ser levadas em conta na hora de escolher ou não a Dieta Cetogênica como tratamento para epilepsia. Caso o paciente tiver as seguintes desordens, a Keto pode não ser o melhor caminho (inclusive, pode ser fatal):

  • Deficiência de carnitina, defeitos de beta oxidação de ácidos graxos, deficiência de piruvato carboxilase, porfiria. Faça os exames para confirmar inexistência destas condições antes de entrar no protocolo.

História da Dieta Cetogênica para epilepsia

dieta cetogênica para epilepsia charlie filme ebook pdf
Charlie tinha 100 crises diárias. Após 5 anos na Dieta Cetogênica, seu cérebro se restabeleceu. Hoje, ele roda o mundo educando as pessoas.

Nos textos de Hipócrates (Corpus Hippocraticum), há menção do jejum para tratamento de crises, mas claro que jejum para sempre não é uma solução.

Na Bíblia, os discípulos levam uma pessoa com crises a Jesus. Ali, é dito que jejum e oração podem salvá-la.

Na literatura médica, de 1900 a 1920, há muitas menções sobre o jejum para a epilepsia.

Então, em 1921, Dr. Wilder, um médico da Clínica Mayo, investigou o que acontecia com o corpo humano durante o jejum e o que mais lhe chamou a atenção foi a produção de corpos cetônicos.

Ele gerou a hipótese: e se eu criasse uma dieta que imitasse os efeitos da inanição? Possivelmente, isso teria os mesmos resultados e seria uma solução muito mais factível do que fazer pacientes morrerem de fome.

Foi o primeiro protocolo cetogênico, que ainda é utilizado hoje no tratamento da epilepsia. É a chamada Cetogênica Clássica.

Na literatura médica, há muitas menções desta Dieta Cetogênica de Wilder, entre 1920 e 1930. De repente, as menções somem, por causa da descoberta das medicações.

Nutricionistas passaram a estudar a dieta cada vez menos. A Keto parou de ser ensinada e até mesmo considerada como uma alternativa viável à doença.

As crianças introduzidas à dieta, na época, começaram a ter resultados ruins, porque os profissionais que a aplicavam não estavam preparados. De 1950 a 1990, muito pouco foi falado sobre a Cetogênica.

Em 1993, tudo mudou. Um produtor cinematográfico famoso, Jim Abrahams, teve Charlie, um nenê de 20 meses de idade que sofria de epilepsia.

Charlie tinha epilepsia refratária ou intratável. Ou seja, não respondia aos tratamentos padrão. Charlie usava três medicações. Charlie fez cirurgia cerebral. Charlie ainda sofria 100 crises diárias.

Abrahams foi até o hospital John Hopkins, que lhe ofereceu uma tentativa com a Cetogênica Clássica.

Em dois dias, Charlie parou de ter crises. Em um mês, o pequeno Charlie largou todas as medicações.

Charlie ficou na Cetogênica Clássica por cinco anos. Seu cérebro se restabeleceu e, a partir dali, ele pôde comer normalmente. Ele segue sem crises até hoje e roda o mundo falando sobre seu tratamento.

Desta história, surgiu o filme Pela Vida do Meu Filho (1997), estrelando Meryl Streep.

Você assiste à história de Charlie abaixo (filme na íntegra, em inglês)

 

Após o filme, a Cetogênica terapêutica retornou com tudo. Nosso agradecimento a Abrahams, que fundou a Charlie Foundation para promover a Keto.

A Charlie Foundation provê recursos para pais, treinamento para nutricionistas e financia muitos estudos. Por favor, divulguem o trabalho deles para estas famílias.

Acesse o site da Charlie Foundation: ali, você encontra receitas cetogênicas, produtos keto, recursos educacionais e verdadeiras aulas sobre a dieta.

Tratamento com Dieta Cetogênica no Brasil

No Brasil, temos o Instituto Ceto Brasil João e Maria, que indico a todas as pessoas com epilepsia que me buscam. Estou muito feliz que o Instituto tenha auxiliado estes seres com carinho.

ebook gratuito dieta cetogênica pdfO Instituto lançou um ebook de Dieta Cetogênica para epilepsia refratária a quem quiser conhecer mais sobre os protocolos.

É o ebook ABC da Dieta Cetogênica, uma leitura interessantíssima a todos que querem utilizar a Keto para tratamentos de distúrbios neurológicos.

Ali, você encontra cálculos, passos iniciais, suplementações, Atkins modificada e um momento muito delicado do processo de tratamento, a descontinuação da dieta.