Constipação é um dos mais chatos problemas na Cetogênica – especialmente nas mulheres. Ainda estou esboçando um perfil, mas nada mais óbvio do que tenho visto: constipação aparece quase sempre ligada à ansiedade.
E o inverno não é exatamente um amigo da ansiedade, que pode mostrar sua face mais triste no frio, o estado depressivo. Sabemos da relação entre intestino e transtornos emocionais e, por isso, vou compartilhar com vocês uma receita da Medicina Tradicional Chinesa especialmente boa para o inverno e para a constipação: chá de gergelim preto.
Esta receita foi apresentada no vídeo da entrevista com o nutricionista Carlos Lampert Filho, meu terapeuta, grande amigo e professor. Nutricionista há três décadas, Carlos mescla nutrição e medicina chinesa, tibetana e indiana. Te inscreve no meu canal do YouTube e assista ao final da receita!
[sc name=”Link canal youtube”]
Mantenha em mente que alimentos pretos são excelentes para o frio. E que o gergelim é uma fonte de nutrientes fantástica na Dieta Cetogênica.
Por favor, troque sua questionável pasta de amendoim por tahine imediatamente.
O que o gergelim preto pode fazer por você? Muito.
Um dos condimentos mais antigos da humanidade, o gergelim preto deu origem à frase “Abra-te Sésamo” (gergelim é Sesame em inglês), no conto Ali Babá e os Quarenta Ladrões, de As Mil e uma Noites. Sésamo simboliza a crença no poder da semente naqueles tempos (desconhecidos, mas que se originam das tradições orais da Pérsia há muitos milhares de anos).
A diferença entre os gergelins branco e preto
Em comparação, eles são similares, mas o preto é melhor para utilização terapêutica. Alimentos pretos nutrem o fígado e os rins e são excelentes para estimular o yin – em uma sociedade em que todos sofrem de excesso de yang.
O gergelim preto é rico em magnésio e fósforo e se sobressai ao branco devido à maior concentração de vitamina A e E, cálcio, fibras e vitaminas do complexo B: ênfase na importância das vitaminas B se você está em cetose.
O gergelim preto é um forte aliado no tratamento e na prevenção da osteoporose, estimula o bom funcionamento cerebral, ajuda a reduzir o colesterol e previne doenças cardiovasculares, AVCs e tromboses.
Além de todos estes benefícios, a combinação de todos os nutrientes ainda ajuda a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo diversas doenças que surgem no frio.
Os chineses já alertavam para o poder antienvelhecimento do gergelim preto, o que foi confirmado por Harvard em um estudo de 2010, que confirmou sua capacidade de retardar sintomas como cabelos grisalhos, perda de audição, pele seca e memória.
E é dos chineses que vem a receita de hoje. Na China, é comum a sopa de gergelim preto, uma sobremesa tradicional milenar. Como nesta sobremesa há arroz, nós vamos ficar apenas com os benefícios do gergelim perto e transformá-lo em um chá para curar a constipação.
Receita de chá de gergelim preto para constipação
Ingredientes
- 400 ml de água
- 1 ou 2 colheres de sopa de gergelim preto (há variação de sabor, veja qual prefere)
- Pedacinhos de gengibre (opcional)
Modo de preparo
Coloque o gergelim preto na água e deixe ferver por cinco ou sete minutos. Coe. Tome a água de duas a três vezes por dia.
Sinta-se livre para acrescentar outros chás laxativos, como camomila ou dente de leão.
Experimente usar esta água do chá para passar o café preto. Tome-o com leite de coco ou leite de amêndoas. Neste caso, tome apenas durante o dia.
Lembre-se de agregar o gergelim que ficou na panelinha às refeições. É fibra de altíssima qualidade. Despeje por cima dos legumes e saladas.
Obs.: as sementes de gergelim preto devem ser consumidas com moderação por quem tem histórico de pedras nos rins.
Carlos Lampert Filho é nutricionista há 29 anos e atua com as Medicinas Orientais de forma integrada, algo que desafia a ideia de complexidade – uma complexidade que só encontra paralelo em nosso próprio sistema corpo/mente.
Carlos atende em São Paulo, Florianópolis e Canoas. Acompanhe o conteúdo do nutricionista e sua agenda de cursos e atendimentos nas cidades de sua preferência no site do Espaço Bambuí.
https://www.youtube.com/watch?v=jwAkd0XFxJs